Marcos, Veríssimo, Corumbá, Meia Ponte, Bois, Claro, Vermelho, Corrente, Aporé, Sucuri, Verde e Pardo.
A paisagem superior do escudo representa o território onde hoje se localiza a capital federal – Brasília, e os bovinos a principal produção do estado. Assim como os animais, os ramos de café e fumo, e as hastes de arroz e cana-de-açúcar que aparecem no escudo, representam as importantes produções do Estado de Goiás.
Localizado no Planalto Central brasileiro, o estado de Goiás tem um relevo bastante variado, com planaltos, chapadas, vales e depressões. ... A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
A composição inicial da população de Goiás se deu por meio da convivência nem tão pacífica entre os índios que aqui residiam e as levas de paulistas e portugueses que vinham em busca das riquezas minerais. Até o início do século XIX, a maioria da população em Goiás era composta por negros. ...
Bartolomeu, o filho, fundou o primeiro povoado na região, chamado de Barra (atualmente, é o município de Buenolândia), e fundou o Arraial de Sant'Ana, que em 1739 passou a se chamar Vila Boa, e posteriormente de Cidade de Goiás, capital do território.
O processo de ocupação do Território Goiano ocorreu no fim do século XVII através da expedição de bandeirantes no período da descoberta do ouro. As Oligarquias Goianas ocorreram em virtude da agricultura extensiva e formação de latifúndios e eram de caráter déspota.
O jeitinho goiano de ser Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado.
Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.
Assim, a título de representação, a "goianice" nos remete à época em que a ideia de "decadência" serviu para rotular o contexto da história de Goiás após a crise da mineração, enquanto que o que chamamos de "goianidade" nos indica a construção da ideia de modernização através de uma de suas representações, o progresso, ...
Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas.
A cultura goiana é vista como uma das mais ricas do País. Além da literatura e das artes em geral, um dos traços mais fortes é a cultura popular, as manifestações legítimas e espontâneas das populações. Assim, em cidades como Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás têm-se as famosas Cavalhadas. ...
Características de Goiânia Uma característica bem marcante da cidade é sua arquitetura no estilo Art Déco, que adornam os prédios públicos, principalmente do Centro e da região de Campinas. ... Quando se trata do clima, Goiânia pode ser definida como tropical e seca.
“Goiás Velho” ou Vila Boa de Goiás, foi celebrizada pelas rimas e doces da poetiza Cora Coralina (1889-1985). A cidade é tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural Mundial. ... A vida cultural, gastronômica e de lazer na cidade são pontos altos. Goiânia também é famosa pelos bares nas calçadas.
A paisagem que contorna a cidade de Goiás revela a originalidade do cerrado goiano. Goiás Velho é abraçado pelo verde dos morros, com destaque para a imponente Serra Dourada. “Desde pequeno eu moro aqui. E todo esse conjunto faz da cidade uma das mais bonitas, na minha opinião.
Santa Cruz de Goiás chegou a ser considerada a primeira capital do Estado, em alusão ao fato de ela ter sido sede do Governo durante 30 anos, de 1839 a 1870, quando a antiga capital, Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, foi praticamente devastada por uma enchente de grandes proporções.
O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.
Entre os destaques da Constituição de Goiás está a criação oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. ... Em 1989, foi criado o Corpo de Bombeiros Militar, como um dos órgãos componentes da Segurança Pública estadual.
A primeira capital goiana tinha sido escolhida quando a província era aurífera: tinha do ouro sua principal fonte de riqueza. Posteriormente, a criação de gado e a agricultura passaram a ser fatores preponderantes no desenvolvimento, e os interesses mudaram.
As principais dificuldades na ocupação do Goiás eram: o desconhecimento do ambiente do Goiás, os ataques indígenas e a desconfiança da Coroa Portuguesa.
Separou por questões administrativas políticas. Isso aconteceu porque a região norte do antigo Goiás hoje Tocantins estava esquecida não recebia investimentos coisas desse tipo... No ano de 1988 houve a separação.
A História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant'Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes.
A colonização de Goiás teve seu início com a mineração de ouro no século XVIII. Porém, quase todo o ouro retirado daqui, como veremos, era transformado em impostos e levado em navios para Portugal.
1789 - Tratado de Madri Em 1750, com o Tratado de Madri, começa a expansão territorial para o interior. São criados Grão-Pará e São Paulo, que posteriormente é dividido e dá origem aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A história de Goiás remonta ao início do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, atraídos pela descoberta de minas de ouro. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, liderou a primeira bandeira com a intenção de se fixar no território, que saiu de São Paulo em 3 de julho de 1722.
Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...