Quais Os Sintomas Da Dor Abdominal?

Quais os sintomas da dor abdominal

A dor abdominal é um sintoma muito frequente que geralmente ocorre devido a má digestão ou prisão de ventre, mas que também pode indicar problemas mais sérios, como gastroenterite, úlcera, infecção urinária ou apendicite, por exemplo.

Quer novidades?
Cadastre-se aqui!

O sintoma pode ser pontual e passageiro, mas também estar ligado a alguma condição, como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e hérnia de hiato5.

Algumas causas da dor na região abdominal podem ser prevenidas, outras não. Por exemplo, doenças cardiovasculares, úlceras e doenças metabólicas (diabete, hipertensão, obesidade) podem ser prevenidas com bons hábitos. Veja cada um a seguir:

1. Drossman DA: Functional gastrointestinal disorders: History, pathophysiology, clinical features, and Rome IV. Gastroenterology 150:1262–1279, 2016. doi: 10.1053/j.gastro.2016.02.032

Mais lidas

Mais lidas

Nos idosos, além da dor, outros detalhes do histórico de saúde contribuem para análise e diagnóstico, como a existência de comorbidades, cirurgias prévias, uso de medicações, febre, funcionamento intestinal e, em mulheres, o funcionamento do ciclo menstrual11.

As causas comuns são comer demais ou muito rapidamente; alimentos gordurosos ou condimentados; exagerar na cafeína, álcool ou bebidas carbonatadas; fumar; e ansiedade. Alguns antibióticos, analgésicos e suplementos vitamínicos/minerais podem causar indigestão.

A úlcera no estômago, ou úlcera péptica, é uma doença que causa uma erosão na mucosa gástrica (úlcera gástrica) ou no início do duodeno, já próximo ao intestino delgado (úlcera duodenal)7.

Quer receber novidades de Buscopan®?

Seu estômago pode doer por vários motivos. Indigestão devido a uma refeição farta, falta de comida ou gases são os motivos mais comuns. As razões patológicas mais comuns são uma "infecção estomacal" ou uma infecção do estômago que geralmente desaparece em sete a 10 dias. Se a sua dor de estômago não desaparecer, você deve consultar um médico para uma avaliação.

Devem-se verificar a história familiar de DAR, febre ou ambos, bem como diagnósticos conhecidos de anemia ou característica falciforme, febre familiar do mediterrâneo e porfiria.

O que fazer: é importante consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista para uma avaliação em caso de suspeita de infecção urinária, porque o tratamento adequado geralmente envolve o uso de antibióticos.  

O que pode ser a dor na barriga

O que pode ser a dor na barriga

A dor somática surge da membrana (peritônio) que reveste a cavidade abdominal (cavidade peritoneal). Ao contrário dos nervos nos órgãos viscerais, os nervos no peritônio respondem a cortes e irritação (como sangue, infecção, produtos químicos ou inflamação). A dor somática é aguda e relativamente fácil de ser identificada.

A dor abdominal causada pela síndrome do intestino irritável normalmente dura por mais de 3 meses e a sua localização na barriga tende a mudar com o tempo. Além de dor, também podem surgir outros sintomas, como fezes endurecidas, diarreia e inchaço no abdome. 

Quando ir ao hospital

A dor geralmente é generalizada e acompanhada de outros sinais como barriga inchada, diarreia, excesso de gases, irritabilidade ou vômitos. Além disso, ao longo do tempo, pode acontecer emagrecimento e perda de massa muscular.

O que fazer: quando existe suspeita de câncer, especialmente no caso de história familiar de câncer, é aconselhado consultar um gastroenterologista. Além disso, pessoas com mais de 50 anos devem fazer endoscopia e colonoscopia frequentes, pois possuem maior risco de desenvolver câncer.

A dor na barriga raramente é sinal de câncer, no entanto, estados mais avançados de câncer no intestino ou no estômago podem provocar uma dor constante e difícil de descrever.

Teste de dor abdominal

O norovírus provoca graves distúrbios gastrointestinais que são muito desagradáveis, mas raramente perigosos. Os sintomas incluem diarréia, vômito, dor de estômago, febre e dores no corpo por um a três dias. O maior risco é a desidratação devido à gravidade dos sintomas.

O quadro acontece pontualmente, como após uma refeição volumosa, ou pode ser uma percepção permanente, em que a sensação de saciedade acontece mesmo após comer pouca comida3.

References

A DAC funcional pode resultar em dor similar àquela de causa orgânica. Contudo, não existem sinal de alerta associados indicando alto risco e os padrões psicológicos são proeminentes. História de abuso sexual ou físico ou perda não resolvida (p. ex., divórcio, aborto, morte de um parente) pode ser uma pista.

A mudança gradual nos hábitos alimentares, reduzindo o consumo de gordura, sal, ultraprocessados e açúcar, ajuda a diminuir as chances de desenvolver doenças crônicas13.

Além de ser um lazer, os exercícios ajudam na melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução do peso corporal e de dores musculares e esqueléticas12.

O que é sensibilidade visceral?

A sensibilidade visceral difere da somática principalmente por ser mais difusa, não permitindo uma localização precisa. Os estímulos que determinam dor somático são diferentes dos que determinam a dor visceral.

O que faz um antiespasmódico?

Antiespasmódicos como o Buscopan (anticolinérgico) podem ser usados nos casos de diarreias de etiologias diversas quando acompanhadas de cólicas e dores abdominais para alívio destes sintomas (causados contração/espasmo da musculatura lisa intestinal).

O que que significa antiespasmódico?

1. Contrário aos espasmos. 2. Substância medicamentosa que combate os espasmos.