Os principais métodos contraceptivos naturais são:
Confira quais são os principais métodos contraceptivos utilizados atualmente:
Implante subcutâneo ou subdérmico “O implante subcutâneo tem suas vantagens em relação ao DIU hormonal porque não costuma ter seus efeitos adversos, como as cólicas”, explica Vanessa. O efeito anticoncepcional dura três anos e, após esse período, é só recolocar um implante novo no mesmo lugar do anterior.
Quais são os métodos anticoncepcionais mais seguros?
Saiba como tomar o anticoncepcional. Apesar de existirem diversos métodos contraceptivos, o método mais eficaz e recomendado é o uso da camisinha na relações sexuais, isso porque além de evitar a gravidez indesejada também previne infecções sexualmente transmissíveis.
“Costumo dizer que o único método anticoncepcional 100% eficaz é a abstinência sexual ou a histerectomia [remoção cirúrgica do útero]”, afirma Patricia. Ela detalha algumas das possíveis causas das falhas dos métodos mais comuns: “No caso da pílula, existe a tomada real e a tomada ideal.
Que método escolher
A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como a pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.
À Universa, os especialistas citam alguns sinais para ficar de olho e saber se é preciso trocar o anticoncepcional:
Atualmente, temos o que chamamos de pílulas de baixa dosagem, que são as pílulas com dose de etinil-estradiol menor que 50 mcg. Hoje no mercado, só temos pílulas de baixa dosagem que variam de 35 mcg até 15 mcg. Em relação aos progestágenos existem diversos tipos que variam no seu efeito clínico.
Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula Cerazette. Norestin. Juliet.
O depoprovera é uma solução liquida de acetato de medroxiprogesterona e pode sim trazer mais riscos de retenção líquida e consequentemente aumento de peso , isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma vez só . Mas isso não é regra e algumas pacientes podem não ter esse efeito .
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Sabemos que a progesterona é um hormônio que tende a levar ao aumento do apetite e à retenção de líquido. Porém, se o anticoncepcional for escolhido pensando na tendência de cada mulher, com a dose certa e o tipo de progesterona certa, esses efeitos provavelmente não serão vistos.
O cerazette é um contraceptivo de uso contínuo que contém em sua composição apenas o hormônio progestagênio e não possui o estrogênio. É um medicamento anticoncepcional seguro e confiável, indicado para evitar a gravidez, regular o ciclo menstrual e no tratamento de miomas.
Assim, a melhor maneira de evitar esse efeito da pílula é por meio de uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios. Normalmente quanto maior a concentração de hormônios na pílula, maior é a retenção hídrica.
Essa é a principal dúvida do público feminino com relação ao método, mas a verdade é que a pílula não engorda, o anticoncepcional é feito à base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente. O que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, mas não há aumento de gordura.
Sabe-se que as substâncias deste medicamento podem causar retenção de líquidos, com intensidade variada de acordo com cada tipo, portanto, é comum emagrecer um pouco após parar.
Existem alimentos que podem ajudar o organismo a eliminar os efeitos artificiais do anticoncepcional, principalmente os ricos em zinco, vitaminas B6, A, C, E e ômega-3, como ovos, peixes, brócolis, aveia, quinoa, trigo, semente de girassol e abacate, por exemplo.
Além de deixar o corpo mais leve, o chá verde atua como um excelente ingrediente para limpar o útero. Aconselha-se a usar o chá verde próximo ao período menstrual para ajudar no processo de descolamento do endométrio e desintoxicar o útero da sujidade.