Os transtornos mentais são definidos como uma alteração de tipo intelectual, emocional e/ou comportamental, que pode dificultar a interação da pessoa no meio em que cresce e se desenvolve.
Um dos grandes problemas dos transtornos mentais é a parte financeira. Infelizmente, essa é uma questão que passa despercebida para quem nunca teve um caso semelhante na família.
Este tipo de transtornos mentais é caracterizado pela perda de identidade, ou seja, alterações na percepção do eu, além de problemas comportamentais, de memória, sensação de sair do próprio corpo ou viver as situações como se fossem irreais.
Estes tipos de transtornos são caracterizados pela dificuldade para falar em determinadas situações, ataques de pânico recorrentes, evitar diferentes lugares, pessoas ou situações, irritabilidade, entre outros.
Como tratar: psicoterapia, medicamentos antidepressivos, terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia eletroconvulsiva (ECT) e tratamentos naturais, sendo que o plano de tratamento será diferente para cada pessoa, dependendo das necessidades individuais e classificação entre depressão leve, moderada ou grave.
Um exemplo é a perspectiva de se alimentar na frente de outras pessoas em um restaurante, uma experiência comum para grande parte das pessoas, mas que pode ser assustadora para quem tem fobia social. No Brasil, um dado divulgado no Congresso Brasileiro de Psiquiatria de 2017 estima que 13% da população possua o transtorno.
Ocorreram avanços extraordinários no tratamento das doenças mentais. Como resultado, atualmente, é possível tratar muitos transtornos de saúde mental quase com tanto êxito como os físicos.
Como tratar: psicoterapia para indicar mecanismos de enfrentamento para cada fase e medicamentos para estabilizar o humor, como antipsicóticos e anticonvulsivantes.
O que fazer: é recomendada a realização de psicoterapia com o psicólogo, além de acompanhamento com o psiquiatra que, em alguns casos, poderá indicar o uso de remédios que aliviam os sintomas, como antidepressivos ou ansiolíticos. Também é orientada a realização de atividade física e, além disso, pode ser útil o investimento em métodos naturais ou atividades de lazer como meditação, dança ou yoga, desde que orientados pelo médico. Saiba mais sobre as diferentes formas de tratar a ansiedade.
Para você conhecer melhor esses problemas que afetam tanto a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, explicamos abaixo quais são os 10 transtornos mentais mais comuns e como tratá-los. A ideia é facilitar a identificação deles para estimular que pacientes e familiares busquem tratamento especializado, além de ajudar a vencer o estigma que tais doenças ainda carregam. A ordem dos transtornos está por proximidade entre as condições —e não por prevalência na população ou gravidade.
Além de uma reserva de emergência, que é um valor separado simplesmente com o objetivo de resolver problemas inesperados, a família também pode realizar investimentos mais complexos.
São aqueles transtornos caracterizados por diversos tipos de delírios, alucinações, episódios maníacos combinados com episódios depressivos. Entre esses transtornos, podemos encontrar a esquizofrenia, que é um dos considerados transtornos mentais graves, ou o transtorno delirante.
Entre eles encontramos o transtorno orgástico feminino ou a ejaculação precoce. Neste artigo, pode-se ver mais informações sobre os transtornos sexuais de acordo com o DSM-V.
Sintomas físicos: a depressão maior possui sintomas que podem ir de leves ao grave, podendo durar semanas ou até meses como alterações de sono e de apetite, baixo nível de energia, dores no corpo de forma inexplicável, como dor de cabeça e dor muscular, dificuldade de pensar ou de se concentrar.
A terapia interpessoal foi concebida inicialmente como um breve tratamento psicológico para a depressão, e tem como objetivo melhorar a qualidade dos relacionamentos da pessoa com depressão. Ela dá enfoque a:
Essas aplicações podem prever o uso do dinheiro em caso de transtornos mentais, deixando a família toda mais tranquila e segura. Além disso, a previdência privada garante uma renda vantajosa mesmo em idade avançada, que é justamente a época na qual o mal de Alzheimer aparece.
Sintomas físicos: transpiração excessiva, tremores, gagueira, náusea ou diarreia (ocorrem quando a pessoa se depara com a situração).