Elasticidade-preço da oferta mede o quanto a quantidade ofertada de um bem varia dada uma variação no seu preço. Ou seja, essa medição verifica o quão sensível é a oferta em relação às variações no preço.
Pontos Principais. A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo.
Pontos principais. A lei da oferta afirma que um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e que um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor. As curvas de oferta e os quadros de oferta são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre oferta e preço.
Quando o preço do produto sobe no mercado, os lucros aumentam e os produtores são incen- tivados a produzir e a vender mais. A relação entre o preço e a quantidade ofertada é dada pela lei de oferta: quando o preço de um bem se eleva, com tudo mais permanecendo constante, a quantidade ofertada do bem também aumenta.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.