Sanitário: Impedir o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação dos aparelhos e a entrada de gases de esgotos, de roedores ou insetos nos prédios.
Instalação hidrossanitária é o conjunto de tubos, conexões, peças e equipamentos implantados em uma edificação e que viabilizam: A alimentação. O acondicionamento. A distribuição de água fria ou quente.
O tubo operculado é uma peça de inspeção provida de abertura com tampa removível. Acerca de instalações sanitárias, julgue os itens que se seguem. fora da zona de influência da edificação. O comando da questão refere se ao sumidouro e não a fossa.
Todos os direitos reservados. desconectores; • tubulação ou coluna de ventilação sanitária; • ramais de esgoto (trecho primário); • tubos de queda; • caixas de inspeção, subcoletores e coletor predial.
O dimensionamento dos tubos de esgoto é realizado de acordo com as tabelas da NBR 8160/99. O principal parâmetro de dimensionamento é o número de Unidades de Hunter de Contribuição (UHC) referente aos efluentes recebidos pelos aparelhos sanitários.
Subcoletor – tubulação que recebe efluentes dos ramais de esgoto e conduz a um tubo de queda e/ou destes ao coletor predial. ... Coletor Predial – trecho da tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou descarga e o coletor público ou outro destino final qualquer.
Os desconectores são dispositivos utilizados nas instalações sanitárias, providos de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.
Segundo a norma, a extremidade aberta do tubo de queda deve estar situada acima da cobertura do edifício a uma distância mínima que impeça a entrada de águas pluviais que escoam pelo do telhado ou pela laje.
A alça de ventilação deve subir no mínimo 15 cm acima do nível do piso. Sua função é garantir que, em caso de entupimento da rede, a água da descarga não acabe passando para a coluna de ventilação. Uma vez que o ponto onde a alça se conecta a coluna é mais alto que o nível do vaso sanitário.
Condições mínimas para a caixa de gordura especial
O tipo de caixa de inspeção irá definir o formato das entradas. Se de alvenaria, permite entradas em todas as direções e uma única saída, enquanto que caixas de inspeção prontas possuem três entradas perpendiculares entre si e uma saída. Ambas possuem tampas de fechamento hermético, mas removíveis.
50 cm x 50 cm
As caixas de gordura são dimensionadas levando-se em consideração o numero de refeições diárias e o local da sua utilização, conforme fórmula V= (2xN) + 20, onde N é o número de pessoas servidas pela cozinha e V = é o volume em litros, segue exemplo.
1 metro
É preciso prestar atenção em especificações como tamanho e material da caixa de gordura. Elas precisam ser compatíveis com a atividade exercida pela cozinha. Uma caixa de gordura deve receber manutenção a cada seis meses.
O funcionamento da caixa de gordura é bem simples, tudo feita pela água e o efeito de empuxo. Dentro da caixa há uma quantidade determinada de água que funciona como um filtro de gordura. ... A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto.