Último concurso INSS (2016) Foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 são de técnico (nível médio) com remuneração de R$ 5.
R$ 3.
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
Os profissionais de Serviço Social estão comprometidos com o bem-estar coletivo, com a garantida da igualdade de direitos humanos, liberdade de expressão, acesso à serviços essenciais como saúde, educação e lazer. O trabalho desses profissionais começa com a compreensão da realidade social.
Nessa profissão, as qualidades humanas representam um papel mais importante que o conhecimento técnico. Entre as características ideais para ser um Assistente Social estão a capacidade crítica e reflexiva, sensibilidade, proatividade, boa comunicação e habilidade para mobilização e organização.
Conhecido por assistente social, cabe a esse profissional compreender a realidade dos indivíduos presente nos problemas sociais como: a violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil diante das demandas existentes na saúde, habitação, educação, entre outras, e colocar em prática as ...
Eles são chamados de direitos fundamentais e são indispensáveis para que as pessoas vivam com dignidade. O núcleo fundamental é o direito à vida e, por conseguinte, a dignidade da pessoa. Neste sentido, defender direitos humanos é resguardar características que são fundamentais para o desenvolvimento da sociabilidade.
Os direitos humanos são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania porque eles visam garantir: * às camadas sociais mais favorecidas, um ambiente estável e seguro. o direito à vida, à liberdade, ao trabalho e à educação; sem discriminação. que todos os seres humanos cumpram as leis estabelecidas.
Contudo, apesar dessas conquistas, ainda acontecem violações de direitos humanos. A pobreza e desigualdades globais, o conflito armado e a violência, os abusos, a discriminação, a intolerância, as torturas física ou psicológicas e a escravidão são alguns dos exemplos disso.
Dentre os principais desafios impostos ao exercício profissional do(a) assistente social contra a violação dos direitos humanos, podemos citar: desigualdade social - que é histórica e que, em tempos de crises econômicas, costuma se agravar cada vez mais.
O terceiro setor se configura como consequência da transferência de responsabilidade do Estado com as expressões da questão social. O Estado, então, passa para o terceiro setor essa responsabilidade, que vai configurar novas demandas e novos espaços sócios ocupacionais para o Assistente Social.