A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo. Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.
É normal sim. A orelha é um micro sistema e reflete a condição do nosso organismo, por isso é normal alguns pontos ficarem mais dolorosos do que outros. Se você esta com dor na região lombar, por exemplo, este ponto ou região da orelha ao ser trabalho com auriculoterapia vai estar mais dolorido.
Ponto Zero: sensibilizador dos aparelhos estimuladores e localizadores.
Embora a experiência seja diferente para todos, a acupuntura geralmente não causa desconforto ou dor. Muitas vezes você não sente as agulhas sendo inseridas, porque elas são finas e inseridas com cuidado. Quando a agulha atinge a profundidade pretendida, é provável que você sinta uma leve sensação de formigamento.
A auriculoterapia é especialmente indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de usar agulhas de acupuntura por qualquer motivo, e também como complemento à terapia com agulhas para continuar o tratamento em casa.
O diagnóstico é individual, pode ser que você precise de apenas cinco sessões ou de 20. A frequência também varia com a gravidade do problema. Pessoas com muita dor podem fazer sessões diárias até o problema aliviar e, depois, diminuir a frequência.
A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.
Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso. As marcas circulares vermelhas causadas pela terapia desaparecem em até 48 horas, e aconselha-se a evitar a exposição ao sol durante este período.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.
Na verdade, a ventosaterapia é uma técnica e não uma profissão. Portanto, qualquer profissional da saúde, com estudo apropriado, pode utilizar a técnica. No meu ver, qualquer profissional da saúde habilitado a esta técnica. Na formação de acupuntura, estuda-se esta técnica, para sua aplicação.
Técnico em Acupuntura, Acupuntor, Acupunturista, Técnico corporal em medicina tradicional chinesa. Técnico em Quiropraxia, Quiropata, Quiropraxista, Quiropráctico. Massoterapeuta, Massagista, Massoprevencionista. Terapeuta Holístico, Homeopata (não médico), Naturopata, Terapeuta Alternativo, Terapeuta Naturalista.