Sentimento de ansiedade, preocupação ou raiva de quem é vítima de algo ou de alguém. 2. [ Psicologia ] Tendência obsessiva para se fazer de vítima.
Por mais que seja alguém que goste muito, evite cair na manipulação emocional dessa pessoa. Um indivíduo que se vitimiza tem o costume de fazer com que todos ao seu redor sintam pena dele. Desse modo, sempre que algo assim acontecer, pare e reflita antes de se deixar levar pelas lamentações.
Uma pessoa que se vitimiza geralmente expressa muita negatividade e acredita que seus problemas são causados por mais alguém, além dela mesma. Ela tem certeza de que suas próprias ações não têm nada a ver com a solução de seus problemas, portanto fica totalmente desamparada.
Se quer aprender como deixar de ser vítima, comece hoje mesmo com uma atitude positiva. Um passo de cada vez pode ser o melhor caminho. Veja a beleza em tudo o que faz parte da sua vida, como as pessoas e o trabalho, e extraia de cada situação, três coisas boas. Os resultados começarão a aparecer.
Perca o costume de achar que a vida é injusta e que seus problemas são excessivos. Todos têm sua carga, aceite a sua e siga adiante.
Vitimizado no dicionário significa aquele que é ou foi feito de vítima. O desejo de ter os pais junto a si, normal para qualquer criança, se transforma em necessidade, que tem que ser satisfeita de qualquer forma e essa necessidade se transforma em direito, que passa a ser exigido dos pais.
Culpabilização da vítima (em inglês, victim blaming) é o ato de desvalorizar uma vítima de crime, considerando-a responsável pelo acontecido. Além disso, também pode ser definida como o ato de justificar uma desigualdade encontrando defeitos em suas vítimas.
A palavra "vítima"(adjetivo) recebe acento por ser uma proparoxítona, e como sabemos, todas palavras proparoxítonas são acentuadas.