Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
As nuvens são formadas por meio do resfriamento do ar, que atinge ponto de orvalho. O sol irradia calor para o planeta Terra, fazendo com que a água de rios, lagos e mares evapore. O vapor, por ser mais leve, eleva-se à atmosfera (camada gasosa que envolve a Terra).
O ciclo da água tem grande importância na formação das nuvens, que são constituídas por pequenas gotículas de água no estado líquido. ... Na Terra é possível encontrar água no estado sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor). Já na atmosfera encontramos a água no estado gasoso, ou seja, na forma de vapor de água.
Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu.
Então aqui estão seis nuvens para prestar atenção, e como elas podem ajudar você a entender o clima:
O que caracteriza um cumulonimbus maduro na maioria das vezes é a formação de uma estrutura em seu topo com textura fibrosa ou estriada, cuja forma lembra a de uma bigorna, enquanto que, em sua base, tipicamente encontram-se nuvens com forma de bulbos ou cúmulos menores.
- Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas. - Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. - Cirrocumulus(CC): delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos e rugas.
Tempestades fortes ocorrem durante todo o ano, mas são mais freqüentes no verão - dezembro a março. Uma tempestade se caracteriza por uma intensa e por vezes prolongada chuva, acompanhada de ventos fortes, granizo, trovões e relâmpagos. ... Mas o excesso de chuvas é o principal componente da tempestade.