Sete mares era uma designação histórica usada até a Idade Média na literatura ficcional árabe e europeia. Desta lista, faziam parte os mares Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro e Vermelho e o golfo Pérsico.
A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.
Tais corpos d'água obviamente tinham outros nomes no árabe da época. Para os europeus da Idade Média, os mares eram o Meditarrâneo, o Adriático, o Negro, o Vermelho, o Cáspio, o Golfo Pérsico e o Mar da Arábia.
Na literatura ficcional árabe ou europeia durante a Idade Média, era recorrente a alusão a eles. Ei-los: Mar Adriático, Mar Arábico, Mar Cáspio, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Pérsico e Mar Vermelho, dentre outros.
A expressão "sete mares" surgiu em lendas da Idade Média e, na verdade, refere-se a oceanos. Muitas pessoas utilizam essa expressão atualmente para dividir os oceanos de uma forma diferente: o Pacífico e o Atlântico dividem-se em dois cada um. A eles se somam o Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.
Depois, no auge das civilizações grega e romana, os Sete Mares passaram a ser: Adriático, Mediterrâneo (incluindo o Egeu), Negro, Cáspio, Arábico, Vermelho (incluindo o Morto e o da Galileia) e o Golfo Pérsico.
Existem três tipos principais de mares: os abertos, que são abertos e possuem uma ampla ligação com os oceanos (como no exemplo acima); os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos, e os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente (através de canais e rios).
Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio. Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades.
Mares abertos: são mares ligados com oceanos vizinhos. Mares interiores: são mares ligados com oceanos vizinhos por meio de estreitos. Mares fechados: são aqueles mares que não possuem nenhum tipo de ligação direta com o oceano.
Mares interiores são aqueles com menor ligação com os oceanos. Geralmente ligam-se a eles por estreitos. Exemplos dese tipo de mar são o mar Mediterrâneo, mar Negro, mar de Mármara, etc. Mares fechados são aqueles que não têm nenhuma ligação com o oceano, são totalmente cercados por terra.
Também são chamados de mares mediterrâneos. Além do Mediterrâneo, que se liga com o Atlântico pelo estreito de Gibraltar, podemos citar ainda como exemplo o mar Negro, que se liga com o Mediterrâneo através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e o mar de Mármara.
Fale também que os mares interiores se tratam daqueles que mantém uma pequena ligação com oceanos vizinhos e, por fim, exponha que os mares fechados não apresentam nenhum tipo de ligação com oceano ou mar.
O Mar Mediterrâneo (do latim, Mediterraneus, que significa “entre as terras”) é um mar interior que está localizado no Oceano Atlântico Oriental entre a Europa (ao sul), Ásia (a oeste) e África (ao norte).
Essa divisão do mundo em sete mares, quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica que realmente cartográfica. Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos: Pacífico Norte. Pacífico Sul.
Os oceanos são grandes extensões de água salgada que ocupam as depressões da superfície terrestre. A ciência que se ocupa do estudo dos oceanos e suas características é a oceanografia.
O Oceano Pacífico
10 maiores mares do mundo
Atlântico
O oceano Atlântico
Resposta. Resposta: Porque é usado para o comércio de produtos entre a Europa e a América, principalmente a do Norte.
América do Sul
o Oceano Pacífico
Oceano Atlântico
Oceano Ártico
Os oceanos não se misturam devido à diferenças de de propriedades físicas e químicas, como temperatura, salinidade, insolação e movimentos das correntes e marés. O Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico se encontram no Cabo Horn, extremo sul do continente americano.
A cor do oceano Atlântico é diferente da cor do oceano Pacífico por causa do material em suspensão presente em suas águas. Explicação: Normalmente, a cor dos oceanos é azul porque, quando a luz do Sol entra na água, essa é a cor que as partículas de areia e os micro-organismos mais comuns na superfície refletem.
Por que o Rio Negro e o Rio Solimões não se misturam? ... Isso acontece porque as águas do Solimões são mais frias que as do Negro, dificultando a mistura. Além disso, apesar de os dois rios serem lentos, o Solimões desce um pouco mais rápido, e isso também contribui para que as águas se mantenham separadas.