Balaiada (1838-1841) - Revolta popular no Maranhão
A Sabinada ocorreu no estado da Bahia e foi uma revolta realizada pelos militares e pelos integrantes da classe média como profissionais liberais, comerciantes e funcionários públicos. São muitas as causas dessa revolta. Uma delas é o grande descontentamento com as imposições que vinham de Portugal.
As reivindicações da Revolta da Balaiada eram a abolição das leis criadas pelas prefeituras, a participação popular, além de uma marcante característica: o anti-iluminismo, onde era uma expressão de interesse diretamente aos portugueses.
A Guerra dos Farrapos não teve vencedores, tendo os dois lados - os revoltosos e o governo federal brasileiro - realizado algumas concessões, não tendo conseguido estabelecer totalmente os seus interesses.
20 de setembro de 1835 – 1 de março de 1845
Essa revolução épica aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país.
Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução: ... A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
A República Juliana foi considerada um braço da Revolução Farroupilha e ficou conhecida historicamente como um estado que pertenceu à Santa Catarina, oficializou-se a 24 de julho de 1839 - advindo daí o nome “Juliana” - e findou-se em 15 de novembro de 1839, durante um ataque violento a Laguna, durante o qual os seus ...
A proclamação da República Catarinense ou República Juliana aconteceu com a expansão da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos ocorrida em Porto Alegre e responsável pela proclamação da República Rio-Grandense.