Uma família é um sistema organizado como o núcleo básico da sociedade. Isso significa que é um coletivo no qual existem normas, valores e padrões de comportamento. ... Cada família ensina na prática o que é bom e o que não é. Além disso, também aponta como espera que cada um dos membros aja.
Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho). Família Anaparental: Sem pais, formadas apenas pelos irmãos.
A família, considerada como o núcleo da sociedade por motivos sociologicamente fundamentados e válidos, tem uma importância económica também nevrálgica e integra o conjunto de elementos que fazem parte dos agentes económicos (empresas, Estado, instituições financeiras, exterior) cuja interacção resulta em fluxo e ...
As famílias pluriparentais resultam da pluralidade das relações parentais, fomentadas pelo divórcio, pela separação, pelo recasamento, seguidos das famílias não-matrimoniais e pelas desuniões.
A família anaparental é a família sem pai e sem mãe. Pais morreram e os filhos têm por tutores os avós. Estes novos arranjos são as denominadas famílias sócio-afetivas, que se fundam no afeto, dedicação, carinho e ajuda mútua, transformando estas convivências em verdadeiras entidades familiares.
A psicologia dos grupos é uma subárea de teoria e intervenção muito utilizada atualmente. ... O objetivo é que possamos repensar as práticas e as cisões internas em que atuamos em prol da psicologia como ciência. Palavras-chave: Psicologia dos grupos, Psicologia como ciência, Movimentos grupais.
Entre em contato com organizações de caridade na sua cidade e pergunte de qual tipo de ajuda as pessoas na sua comunidade precisam. Participe de reuniões sociais de sua cidade, faça algum trabalho voluntário em hospitais de caridade e peça opinião aos médicos profissionais.
O que é um grupo de auto-ajuda? São grupos pequenos, formados por 10 a 12 pessoas que têm em comum experiências com um mesmo tipo de dificuldade ou problema e se encontram para compartilhar e buscar soluções.
Quais são as técnicas que compõem o trabalho com grupos operativos propostos por Pichon-Rivière? ... A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e.
De acordo com Pichon-Rivière, o grupo se estabelece quando um conjunto de pessoas motivadas por necessidades semelhantes se une em torno de uma atividade específica, em tempo e espaço determinados, estabelecidos entre elas.