Resposta. Ficou conhecida como "Constituição Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, iniciado com o encerramento da ditadura militar no Brasil (1964–1985).
A Constituição de 1988, símbolo do processo de redemocratização que nosso país passou durante a década de 1980, incorporou diversos direitos sociais inéditos no Brasil.
Constituição brasileira de 1988
Uma constituição é escrita por juristas e especialistas em leis, e estes artigos da constituição são discutidos aprovados ou não pela câmara federal. Por Deputas chamados constitucionalistas.
Constituintes
A assembleia é composta por parlamentares eleitos com a incumbência exclusiva de elaborar um texto constitucional, esta é declarada dissolvida assim que alcançado o objetivo; ... Assembleia ordinária eleita entra em processo constituinte.
A Assembleia Nacional Constituinte contou com a participação cidadã ativa dos brasileiros. ... A Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 contou com a participação cidadã ativa dos brasileiros, que por meio das emendas populares apresentadas, contribuíram para o texto constitucional promulgado.
Resposta. A maioria dos membros da assembleia era formada pelo Centro Democrático (PMDB, PFL, PTB, PDS e partidos menores), também conhecido como "Centrão". [3] Eles eram apoiados pelo Poder Executivo e representavam segmentos conservadores da sociedade brasileira.
Pedro I, já que tinha ideais absolutistas e centralizadores. Por conta deste fato, ainda no mesmo ano, em 12 de novembro, o imperador, usando forças militares, cercou e dissolveu a Assembleia Constituinte pois não aceitou ter seus poderes limitados. Este episódio ficou conhecido como a “Noite da Agonia”.
A Assembleia Constituinte conseguiu reunir 84 de seus 100 deputados, de 14 províncias. Representava a elite política e intelectual da época, composta de magistrados, membros do clero, fazendeiros, senhores de engenho, altos funcionários, militares e professores.
Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia.
Resposta. Porque tipo, a constituição que foi feita pela assembleia constituinte, "tirava"ou "diminuia" os poderes de Dom Pedro I, através dos 3 poderes. Então ele fechou a assembleia constituinte e criou o 4 poder, que é o poder moderador.
Foi outorgado em 1824 a primeira Constituição do Brasil, criada por juristas contratados por D. Pedro I, que mantinham seu poder Moderador sobre os outros poderes. 3. As elites brasileiras disputavam entre si e também contra o imperador por maior ascensão política nos poderes, bem como em aspectos econômicos.
Resposta. Para fazer parte da vida politica brasileira na constituinte de 1823 era preciso ter uma certa quantia de plantação de mandioca, por isso também ficou conhecida como constituição da mandioca.
Resposta. Por que limitava os poderes do Imperador. impedir o absolutismo.
Esse projeto foi apelidado popularmente de Constituição da Mandioca. Isso porque um dos seus mais peculiares aspectos era que o voto era restrito apenas àqueles que tivessem certo nível de renda, que por sua vez era medida em – pasme – quantidade de farinha de mandioca.
Os irmãos Antônio Carlos Ribeiro, José Bonifácio e Martim Francisco destacaram-se nas atividades da Constituinte de 1823. Foram severos críticos do encaminhamento que a Constituinte passou a tomar sob influência de D. Pedro e seus partidários de ideais absolutistas.
Havia divergência entre os conservadores portugueses e os brasileiros. Quem se destacou foi Antônio Carlos de Andrada que era irmão de José Bonifácio. Andrada tinha realizado o projeto de constituição.
Resposta. Resposta: Elaborar uma constituição para a nação independente.
– Quais eram os dois grupos de opinião entre os deputados na Assembleia Constituinte de 1823? ... A questão mais polêmica a ser discutida neste momento da História do Brasil era a soberania, o que envolvia definir as possibilidades e os limites para os poderes Legislativo (deputados) e Executivo (imperador).
Quanto aos mestiços, desde que integrantes da sociedade eles eram inseridos no contexto da Constituinte, eram considerados brasileiros livres. Os negros continuaram em situação de escravidão devido ao grande poder das oligarquias agrárias brasileiras, que jamais aceitariam a abolição na nova constituição.