Eles podem ver a cor? Estudando o olho do Walleye, o Dr. Dwight, em um relatório bastante extenso, concluiu que este peixe consegue ver, principalmente, as cores laranja e verde-limão. Diz mais, se essas cores forem fluorescentes, são ainda mais visíveis.
Apesar disso, os peixes coloridos são minoria. “A grande maioria dos peixes possui somente duas cores: cinza, geralmente no dorso; e branco na região do ventre”, esclarece o médico-veterinário Arsênio Baptista, especialista da Clínica Veterinária Tukan e da Aquality – Assessoria em Ambientes Aquáticos.
Se o peixe tivesse um laser e o apontasse nessa direção, a maior parte da luz do raio sairia para fora da água. ... Fora da janela de Snell, todos os raios de luz são totalmente refletidos para dentro da água. Nessa zona, quando a profundidade da água é muito grande, o peixe vê tudo escuro - é o caso da imagem anterior.
Isto acontece porque, quando o corpo entra em decomposição, a atividade bacteriana em seu interior causa uma reação que libera gases que ficam armazenados em seu interior. Quando se acumula suficiente quantidade de gás, o corpo ganha flutuabilidade para subir de novo à superfície.
A única maneira de realmente “afogar” um peixe seria tirá-lo da água. Apesar de haver muitas vezes mais oxigênio na atmosfera, as guelras carecem do suporte e da umidade de que precisam para funcionar adequadamente. Os peixes podem, portanto, se afogar no ar se você não os submergir rápido o suficiente.
Este animal é o pirarucu, o maior peixe de escamas de água doce da Amazônia, que pode pesar até 250 kilogramas e tem respiração aérea.
2 — «O peixe morre pela boca» significa «devemos ter cuidado com aquilo que dizemos porque podemos estar a engolir um anzol que nos lançaram».