Jules Ferry, então ministro da Educação, aprovou em 1881 uma lei que estabelecia a escola gratuita, e em 1882 uma segunda lei, que tornou obrigatória, e laica, a educação para crianças de 3 a 6 anos. Essas leis serviram como pontapé para novas leis sobre a educação que surgiriam no mundo todo.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
A educação física nos dias de hoje está ganhando bem mais força, o crescimento das academias e a busca por praticas esportivas é uma mudança notável nos últimos anos. Porém, ainda há muito a ser feito, pois a obesidade e o sedentarismo ainda está presente em boa parte das pessoas.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da ...
A atividade física compreende qualquer movimento corporal resultante de contrações musculares associa- do a um gasto energético acima do nível de repouso. ... movimentos corporais planeados, organizados e repe- tidos com o objetivo de manter ou melhorar uma ou mais componentes da aptidão física.
Resposta. Resposta: A educação física de antigamente era somente voltada ao esporte ou como elemento de patriotismo, no sentido de que os indivíduos que se dedicassem a esta área deveriam se manter atléticos para possíveis guerras entre países, dentro do militarismo.
Eram realizadas atividades fisicas de aquecimento, jogos de coordenação, jogos esportivos como volei, futebol, handebol, basquete entre outros... Todos realizados por fases, ou seja duas semanas mais ou menos se estudava um tipo de jogo e jogava. Após ter se estudado todas era realizado cada dia uma modalidade.
Na Índia, a Educação Física era vista como uma doutrina a ser seguida, de foco fisiológico e com indispensáveis necessidades militares.
A educação física na Índia, no começo do milênio, caracterizava-se por apresentar exercícios físicos como uma doutrina devido às leis do país. Era como um código civil, político, religioso e social a ser seguidos. Os exercícios físicos eram indispensáveis para as questões militares. E a yoga teve origem nesse período.
A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Não existem muitas restrições para a prática da modalidade.
Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.