Igualmente, as causas de exclusão de culpabilidade podem ser consideradas, a saber: inimputabilidade, inexigibilidade de outra conduta, estado de necessidade exculpante, excesso de legítima defesa exculpante, a emoção e paixão, coação irresistível, caso fortuito e força maior, erro de proibição, descriminantes ...
Causa supralegal de exclusão de ilicitude: o consentimento do ofendido. O "consentimento do ofendido" não é uma das três hipóteses de exclusão de ilicitude presentes no artigo 23 do Código Penal. ... O consentimento do ofendido é um instituto jurídico penal que trata da exclusão da ilicitude na conduta delitiva.
Esta teoria entende que é preciso de três características básicas para converter uma ação em um delito: Tipicidade – que a conduta seja tipificada no Código Penal como um delito. Antijuridicidade/ ilicitude – é a conduta humana que é contrária a um direito. Culpabilidade – é a vontade culposa.
De acordo com o Código, somente a embriaguez involuntária completa exclui a culpabilidade. Nos demais casos, o agente é, em princípio, culpável e punível. ... Conforme vimos, somente a embriaguez involuntária completa, isto é, que resulta de caso fortuito ou força maior, acarreta a exclusão da culpabilidade.