BINGO DE PALAVRAS COMO FAZER?
Primeiro momento: Construindo a cartela de bingo! Materiais necessários: revistas, tesoura, cola, imagens prontas e pedras ou sementes para marcar o jogo. Duração: 15 minutos. Cada turma pode elaborar a cartela de bingo junto ao professor, de acordo com o conteúdo trabalhado no momento.
Uma criança por vez deve sortear um número. Deixe que a criança leia o número e o diga em voz alta para os colegas. Em seguida ela deve escrever o número sorteado no quadro-negro, assim as crianças que não conseguiram identificar o número podem comparar com os números da sua cartela.
Embora muitos não saibam, o bingo tem uma história bastante rica. Ele foi criado no longínquo ano de 1530, na Itália. De lá, onde era conhecido como Lo Giuoco del Lotto d'Italia, se espalhou para o restante da Europa.
1º Fica proibida, em todo território nacional, a exploração de todas as modalidades de bingo, bem como os jogos em máquinas eletrônicas, denominadas “caça-níqueis”, independentemente dos nomes de fantasia. Parágrafo único.
Segundo os relatos históricos, a decisão de proibir os jogos partiu da primeira-dama Carmela Dutra, que era muito católica e acreditava que os cassinos eram antros de perdição. Dona Carmela convenceu o marido de que os cassinos eram “fábricas do vício”.
A proibição dos jogos de azar no Brasil foi estabelecida por força do decreto-lei 9 215, de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra sob o argumento de que o jogo é degradante para o ser humano.
De acordo com ele, diferente de jogos como cartas, por exemplo, as máquinas caça-níqueis não exigem apenas sorte para que o apostador ganhe. Normalmente, os resultados são manipulados, o que configura por lei a contravenção penal e torna a prática da atividade "um caso de polícia".
Devido ao caso, o presidente Lula assinou, no dia 20 de fevereiro de 2004, uma medida provisória que proibiu o funcionamento de bingos, caça-níqueis e outras casas de Jogos de azar em todo o Brasil.
O capítulo VII da lei nº3. 688 de 1941 expõe que o jogo de azar é todo e qualquer jogo em que o ganho ou perda dependa exclusivamente da sorte. Portanto, jogos como bingo, máquinas caça-níqueis, roleta, blackjack, pôquer, raspadinhas e dados, em teoria, entrariam nesse conceito de jogo de azar da lei brasileira.
30 de abril de 1946
Patente de modelo de utilidade "CARTELA BINGO QUINA", compreendida por um corpo (1) formado a partir de uma cartela não descartável com noventa tarjas quadrangulares (2) divididas em dois grupo sendo superior (3) e inferior (4) cada qual dotado de quarenta e cinco tarjas quadrangulares (2) formalizando cinco linhas e ...