Em linhas básicas, o terminal do Linux, também conhecido como shell, é um programa que recebe os comandos do usuário a partir do teclado e repassa-os às camadas de baixo nível do sistema operacional. ... Portanto o terminal do Linux é o instrumento que, propriamente, nos permite utilizar os componentes do computador.
Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. Se executado sem parâmetros, ele listará o conteúdo do diretório em que você se encontra. Mas você pode indicar um caminho para ele, como ls /usr/bin, por exemplo.
Redirecionamentos ”>” O operador de redirecionamento “>” pode enviar a saída de um comando para um arquivo, ou ler a partir de um arquivo. As saídas que são redirecionadas para um arquivo não são exibidas na saída padrão (tela ou terminal), justamente porque foi redirecionada para o arquivo, exceto os erros padão.
Linux::Como salvar o resultado de um comando em um arquivo Depende do que exatamente você deseja fazer. Se você quer, por exemplo, fazer um script e colocar no cron para gravar em um log o resultado, sim é muito simples. Basta jogar a saída para um arquivo utilizando o operador >.
No VI o comando para gravar e sair é :wq (dois pontos+w+q). Vc deve teclar antes para entrar no modo de comando. Usa este editor para fazer as mudanças no arquivo salva e sai do programa. Na parte inferior tem as funçoes, mas basta tecla para acessar o menu.
Para sair do editor de textos, digite :q. Se quiser forçar a operação de sair, sem se preocupar com a possibilidade de salvar o arquivo que estava sendo editado, pressione :q!. Para salvar o arquivo no qual você está trabalhando, use o comando :w, enquanto que, para salvar e sair, com já visto acima, usamos :wq.
Para salvar o arquivo, você precisa sair do modo de Insert e voltar para o modo Normal. Para fazer isso basta apertar a tecla ESC. Agora, pra salvar o arquivo, exatamente na pasta em que você está, basta executar o comando :w. Para sair do arquivo e voltar para o terminal, basta executar o comando :q.
Nano é um editor que deve ser executado a partir de um terminal, e se concentra em simplicidade.
Pressione a ESC tecla para entrar no modo Normal (comando), digite :q e pressione Enter . Para sair sem salvar as alterações, digite :q! e pressione Enter . Consulte também Como sair na documentação do Vim.
Como usar o editor Vi. Use sempre a tecla Esc, para ir para a linha de comando do editor, onde vocẽ pode dar as instruções. Sempre que quiser sair, tecle Esc, seguido do comando ':q'. Para sair sem gravar as alterações feitas no arquivo, use o comando ':q!
Pressionando a tecla "esc" vc entra no modo de comando. É neste modo que você pode salvar o arquivo.
Entre o comando seguido do nome do diretório cd Textos .
Criação do shell script Podemos fazer isso via terminal ou via modo gráfico, sendo que, no último caso, basta apenas clicar com o botão direito do mouse em um diretório desejado e escolher criar novo arquivo de texto ou criar novo documento.