anexação do Acre resultou de um longo processo de povoamento da região, além de uma negociação que envolveu essa quantia em dinheiro e a cessão de outros territórios. Desde as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população da região já era formada por brasileiros, envolvidos na exploração de seringais.
Segundo o Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, o Brasil recebeu a posse definitiva do território do Acre, cedido pela Bolívia, em troca de áreas no Mato Grosso, mais o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Poder político pesou para que Rio Branco se tornasse a capital unificada do Acre, em 1920. Sena Madureira, que era a cidade mais centralizada entre as regiões, estava sendo preparada para ser a capital.
Rio Branco
Com o novo acordo ortográfico, apenas a forma acriano é aceita para designar quem nasce no Acre. A forma acreano deixou de ser aceita. ... Quem nasce em Açores é açoriano, tal como quem nasce no Acre é acriano. Já quem nasce na Coreia do Sul, por exemplo, continua a ser sul-coreano, já que Coreia tem e tônico.
Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.