Eu posso engravidar se eu enfiar o dedo sujo de esperma na vagina? Pode sim, desde que a quantidade seja adequada e você esteja no período fértil. Mas o risco é pequeno.
A chance de engravidar aumenta após a mulher já ter tido o primeiro filho? Esta é uma das perguntas enviadas por internautas do UOL a Jairo Bouer no @saúde desta semana. Jairo explica que esta “chance maior” é um mito e não existe.
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2009, 290 mil adolescentes de 12 a 17 anos já tiveram filhos, o que representa 2,8% das meninas nessa faixa etária.
Sim, é possível, pois o período fértil ocorre antes da menstruação. - é possível engravidar mesmo sendo virgem? Sim, é possível, se o parceiro ejacular muito perto da vagina e a jovem estiver no período fértil.
A maioria dos estudos científicos aponta que o período ideal em que a mulher pode engravidar é entre os 20 e 30 anos de idade, sendo que a partir dos 35 anos de idade, os óvulos entram em processo de envelhecimento, o que vai tornando cada vez mais difícil o alcance do sonho da maternidade.
A gravidez na adolescência pode resultar em diversas consequências tanto para a mulher quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a gravidez é considerada precoce quando a menina engravida entre os 10 e os 19 anos.
A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.
Sinais e sintomas Os primeiros sintomas da gravidez são as náuseas e vómitos, o aumento de apetite, cansaço inexplicado, sensibilidade mamária, dores abdominais e necessidade mais frequente de urinar.
A avaliação do saco gestacional é um bom parâmetro para verificar se a gravidez está evoluindo como deveria. Os parâmetros avaliados pelo médico são a implantação, o tamanho, a forma e o conteúdo do saco gestacional. Confira outros exames para avaliar a evolução da gravidez.