Nestes casos, os problemas mais sérios podem ser meningite, tumores e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além das doenças neurológicas, os soluços podem estar relacionados a casos de refluxo e problemas no fígado e nos rins.
O soluço é um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma, devido a situações como refluxo, consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, assim como uma respiração acelerada por exemplo.
No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.
Os soluços comuns raramente têm algum significado clínico, não sendo necessária a avaliação média para os mesmos. Mais raramente, um episódio de soluço pode durar por várias horas. Quando o soluço demora mais de 48 horas ele é chamado de soluço persistente. Quando dura mais de um mês, é denominado soluço intratável.
Beber água PODE FUNCIONAR. Tomar água em goles pequenos pode ajudar a controlar a respiração e colaborar para parar os soluços.