Resposta. A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade. A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”.
Partindo do conceito de ciência como o estudo das causas e princípios de coisas, seres e fenômenos, o filósofo define a metafísica como a ciência mais elevada, pois ela se ocupa de estudar causas e princípios últimos de toda a realidade, todos os seres, sem restrição.
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.
Artigo sobre Gnosiologia (ou gnoseologia), a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. ... É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.
Resposta: Gnosiologia ou gnoseologia é a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.
A teoria do conhecimento busca compreender o modo pelo qual o homem conhece as coisas. Essa busca se dá basicamente através de duas perguntas: o que é o conhecimento? ... O método adotado pela filosofia para resolver esse problema é a divisão do assunto em duas partes: fontes primeiras e possibilidades de conhecimento.
O pensamento representacionista se elabora a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, isto é, descrições que representem a realidade que é objeto do conhecimento, tal como ela é em si mesma, sem as limitações das inclinações pessoais ou culturais de quem ...
O idealismo parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.
Resposta. O Idealismo se encontra no raciocínio e na maneira pela qual a pessoa pode trazer à tona o conhecimento que tem dentro de si. No Realismo, uma pessoa é um vaso vazio de conhecimento, e este só pode vir de fora do ser, atravez da observação .
O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.
O idealismo é uma corrente filosófica que defende que a existência das coisas no mundo depende das ideias presentes no espírito humano. Para os filósofos idealistas, a realidade é conhecida por meio dessas ideias. Ou seja, o contato dos seres humanos com o mundo é mediado pelas ideias.
Idealismo é um termo com vários significados relacionados. Vem através da ideia o grego idein (ἰδεῖν), que significa "ver". No uso comum, como quando se fala do idealismo político de Woodrow Wilson, geralmente sugere a prioridade de ideais, princípios, valores e objetivos sobre realidades concretas.
O propósito do idealismo alemão é a criação de um amplo sistema filosófico, rigorosamente homogêneo e fundamentado na irrefutabilidade de sua especulação lógica, cuja finalidade é encontrar a indivisibilidade do absoluto.
Para Platão, a razão é aquilo que fundamenta o mundo Mas que só existe através da capacidade da mente humana. Para ele, como todo filósofo, a razão é o meio, o caminho para a verdade.
Resposta: Apenas pela razão são os conhecimentos da vida, como da ciência, a História, e a geografia. E pelos sentidos é muitos objetos, nós podemos conhecer pelos sentidos e memorizarmos.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.