Eles eram detestados e rejeitados pelos judeus, que não admitiam a cobrança de impostos, a qual, segundo os fariseus, que tinham como função zelar pela doutrina hebraica, ia contra a Lei de Moisés.
Zaqueu era um homem decidido e determinado, ele ia em busca por aquilo que ele queria. Naquele momento ele queria ver Jesus, queria a Salvação. A Bíblia fala de uma multidão, acredito que naquele meio havia pessoas com os mais diversos problemas de saúde, mendigos, cegos, pessoas sofrendo em diversas áreas da vida.
Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.
R: porque era de pequena estatura. Lucas 19:3: procurava ver quem era Jesus, mas no podia, por causa da multido, por ser ele de pequena estatura.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. ... ' Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.
A figueira brava é originária do Egito e cresce nas planícies, atingindo entre 25 a 40 metros de altura. Seu tronco é forte e de grande circunferência. A madeira é utilizada na produção de móveis. Possui copa arredondada e não tem espinhos.
Ele morava em uma cidade muito importante na época de Jesus, Jericó. Lá em Jericó, Zaqueu trabalhava como cobrador de impostos. ... Eles não gostavam dos cobradores de impostos porque muitos deles cobravam impostos a mais para pegar uma parte do dinheiro para ele.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. ... E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Assim como Jesus entrou na casa de zaqueu e comeu com ele, do mesmo modo Ele quer entrar na sua casa e na sua vida. Ele mesmo diz em Apocalipse 3:20: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Consequentemente Jesus declarou que Zaqueu era filho de Abraão.
Zaqueu era odiado por seus compatriotas, e poderia ser espancado, ou apedrejado. Por isso ele temia a multidão. Ele não possuía um porte físico de um guerreiro, e ficaria em uma situação de fragilidade.
Viveu e trabalhou como publicano na cidade de Jericó, uma cidade eminentemente comercial, localizada entre a Judéia e a Perea, foi uma pessoa muito odiada pelo povo por causa de sua atividade como cobrador.
Era alguém que cobrava impostos para o Império Romano. Roma havia subjugado toda a palestina, obrigando os Judeus a pagarem tributos. Os publicanos caminhavam de província em província, de cidade em cidade, recolhendo impostos nas casas e nos comércios.
Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas. O momento mais esperado pelos espectadores de A Terra Prometida finalmente chegou e as muralhas de Jericó vieram ao chão.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.
Além de ajudar os israelitas, a atitude de abrigar os espiões indicava que ela estava disposta a ajudar os deuses pagãos que o povo de Jericó servia. ... No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo.