O solo, recurso natural considerado não renovável, devido as suas baixas taxas de renovação, apresenta importante posição no diagnóstico de fatores ambientais.
Porque é uma fonte de energia não renovável, ou seja, sua produção ocorre em processos geológicos naturais da Terra, como a sua própria formação. Resumindo, é um recurso esgotável porque não pode ser produzido novamente.
O petróleo é considerado fonte de energia porque é um recurso natural não renovável, e também atualmente a principal fonte de energia. Dele extraem-se variados produtos, sendo os principais: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão e polímeros plásticos.
Ele é o combustível fóssil mais utilizado atualmente porque o seu refinamento por meio de destilação fracionada origina várias frações ou misturas de compostos orgânicos com quantidades próximas de carbono que compõem os derivados do petróleo. Estes podem ser usados de diversas formas.
Apesar de sua eficácia para a geração de energia, o petróleo é extremamente prejudicial ao meio ambiente, pois durante sua combustão ocorre a liberação de gases poluentes, com destaque para óxido nitroso (N2), dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
Geralmente, as principais causas da poluição por petróleo são defeitos nos navios-petroleiros, vazamentos nas plataformas de petróleo, rompimentos de dutos e lançamento, no mar, de água utilizada para lavar reservatórios que contenham petróleo.
O vazamento de petróleo causa sérios danos ao ecossistema marinho. ... Já os mamíferos, peixes e aves marinhas são intoxicados pela ingestão de hidrocarbonetos que estão presentes no petróleo, além de afetar o isolamento térmico destes animais e comprometer a capacidade de voar dos pássaros.
Explicação: Quando o óleo atinge a costa, o trabalho de remoção fica ainda mais difícil. As manchas são pesadas e devem ser retiradas a partir de um trabalho braçal e, consequentemente, mais lento. Maquinários pesados não costumam ser aplicados nestes casos pois podem danificar as praias.
Entenda como prevenir o vazamento de petróleo no oceano