Os pés transpiram por motivos como: exercício, estresse e até mesmo conforme a estação do ano – veja aqui como lidar com o suor no verão. Em certas áreas do corpo, o suor geralmente evapora mais facilmente, mas nos pés ele fica preso entre os dedos, na meia e no sapato.
A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos. O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina.
3. Estresse e ansiedade. Em situações de estresse e ansiedade o organismo reage produzindo suores frios principalmente na testa, mãos, pés e axilas. Além destes sintomas, a pessoa que sofre de ansiedade pode também sentir tensão muscular, mal estar, náuseas, ânsia de vômito, palpitações e tremores.
Em tais casos, o suor frio costuma ser acompanhado de tontura, fraqueza, palidez e até um desmaio eventual. Para amenizar uma crise de hipotensão, é recomendada a ingestão de líquidos e elevar as pernas acima do tronco.
Temperatura fria As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual. Quando isso acontece, o corpo responde contraindo os vasos sanguíneos, o que faz com que exista menos circulação sanguínea nas mãos, resultando em diminuição da temperatura e palidez.
Os principais sintomas do problema