O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.
Na arquitetura contemporânea, o cobogó é um elemento construtivo bastante utilizado. A estrutura vazada facilita a entrada de luz natural e a ventilação e, também contribui para trazer sutileza às fachadas e divisórias internas entre os ambientes.
R$ 45,00
A proporção é de 1 parte de cimento para 3 partes de areia e 4 partes de britas.
Preços e condições exclusivos para o site www.pontofrio.com.br e para o televendas, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.
No caso dos cobogós, porém, há um complicador que é lidar com uma variação dimensional maior, em comparação aos blocos tradicionais. O mercado disponibiliza peças com alturas entre 13 e 32 cm e espessuras das mais diversas. As mais usuais são 7 e 8,5 cm.
Inicialmente, é necessário indicar a área da parede de elemento vazado que pretende construir. Após indicar a altura e a largura - em metros - da parede de cobogós a ser construída, é necessário indicar o tamanho do elemento vazado que deseja utilizar - em centímetros.
Características Técnicas