Escutar o seu cachorro chorando é algo que traz muita angústia e preocupação para os donos, principalmente pela dificuldade de entender o que está se passando com o seu cãozinho.
Naturalmente, os cachorros são animais sociáveis que vivem e se sentem mais seguros em comunidades (manadas, famílias, grupos, por exemplo). Por isso, não gostam de ficar sozinhos em casa e precisam aprender a gerir a solidão para não sofrer sintomas de estresse ou de outras emoções negativas prejudiciais à sua saúde.
Em muitos casos, o fato de ouvir um cachorro chorando pode significar que o seu pet está apenas fazendo manha e buscando a sua atenção para receber carinhos e chamegos. Entretanto, o choro do seu cãozinho também pode indicar doenças, tristeza e solidão, entre outros problemas; portanto, ficar ligado aos sinais que o animal envia pode fazer toda a diferença para que a sua saúde e o seu bem-estar possam ser mantidos.
A providência a ser tomada nestas situações é procurar rapidamente o veterinário da sua confiança, que analisará o animal e fará os exames para detectar a causa do mal estar. Na consulta, não esqueça de relatar o histórico do comportamento do seu bichinho.
Além disso, um cachorro chorando e tremendo também pode ter medo por ainda não estar completamente adaptado ao seu novo lar. Isso pode acontecer se você adotou um pet há pouco tempo, principalmente se ele ainda é um filhote. Lembre-se que a adaptação de qualquer cachorro a uma nova casa é um processo lento e gradual. Como tutor, é fundamental saber favorecer esse processo e fazer com que o novo membro se sinta seguro e bem-vindo ao seu lar desde o primeiro dia. Aqui no PeritoAnimal, você encontra vários conselhos para preparar a casa para a chegada do novo cãozinho.
Dependendo da causa do problema, pode ser necessária a desobstrução dos ductos, correções cirúrgicas de alterações palpebrais, fazer uso de produto para limpar lágrima de cachorro ou mesmo alterar a dieta.
Por mais fofos que os filhotes sejam, é importante evitar pegar o pet no colo até que ele complete um mês, já que é a partir dessa idade que o cachorrinho consegue ter mais autonomia.
Mas, sejamos sinceros, um cachorro chorando e uivando geralmente provoca muita angústia e pode causar sérios problemas com a vizinhança. Além disso, o choro pode ser um sintoma que o cãozinho sente dor ou está doente e precisa ser atendido por um veterinário.
Mesmo que seja muito comum ver filhote de cachorro chorando, os gemidos característicos do choro canino podem acontecer em qualquer fase da vida do animal — e nunca são sem motivos. Assim como os diferentes tipos de latidos, o choro de cachorro pode ter diferentes significados. Conforme o tempo vai passando e você conhece melhor a personalidade do seu cãozinho, vai ficando mais fácil de identificar a razão e, assim, resolver o problema.
O chá de camomila e o de valeriana, também são opções que podem ser indicadas pelo(a) veterinário(a). Sendo o primeiro para casos mais leves e o segundo para situações mais críticas. Tratamentos homeopáticos, como os florais, também podem ser uma terapia alternativa para ajudar seu amiguinho a dormir.
Na maioria das vezes, os donos de pets que mais enfrentam problemas com cachorros chorando são os que acabaram de levar um bichinho de estimação filhote para casa. E não é difícil entender os motivos que levam estes cãezinhos a exibir esse tipo de comportamento; já que, de uma hora para outra, os animais se encontram em um novo ambiente, com pessoas desconhecidas e todo um mundo novo – cheio de cheiros, formas, imagens e sons diferentes, com os quais eles nunca tiveram contato antes.
Esse choro sentido é saudade. Essa é uma das formas dos cachorros expressarem a tristeza que sentem por estarem sozinhos, já que são seres sociais. O comportamento pode, inclusive, interferir na alimentação do animal.
Geralmente leva pelo menos uma semana a começar a ficar à vontade e calmo à noite. De seguida, vamos lhe mostrar algumas coisas que pode fazer para o seu filhote deixar de chorar à processo, tornando este processo mais fácil e silencioso.
Para identificar essa situação, é importante ficar atento aos sinais. Normalmente, nesses casos, o cachorro chora e olha para a porta ou para a coleira, para avisar que precisa “ir ao banheiro”.
Todo este conjunto de “estranhamentos” aliado ao fato de que o cãozinho também (normalmente) acaba de ser separado de sua mãe e de seu irmãos, causa um profundo desconforto no animal – levando a um sentimento que pode ser descrito como “trauma da separação”, e que os afeta profundamente.
Você vai conseguir detectar se é manhã ou não, partindo da exclusão dos outros motivos apresentados nesse artigo e, especialmente, se o choro passa logo que você pega ele no colo ou começa a brincar.
Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.
Agora, se procedimentos simples como esses podem causar medo no seu animal, situações onde ele tenha que passar por algum tratamento mais invasivo ou até mesmo uma cirurgia aumentam consideravelmente as possibilidades do seu cachorro se mostrar traumatizado com as visitas ao veterinário.
E essa situação se intensifica à noite exatamente porque é nesse momento que você também vai descansar. É quando ele se sente ainda mais sozinho, sem a família e sem o novo dono por perto.
Se você acabou de adotar um filhote, é possível que seu novo pet chore bastante pelas noites. Isso ocorre com muita frequência quando o filhote adotado foi separado da mãe antes de desmamar naturalmente e começar a se alimentar sozinho, o que acontece por volta do seu terceiro mês de vida.
Outro bom método para evitar o choro noturno dos cães é fazer com que ele gaste bastante energia durante o dia – portanto, quando tiver a chance, brinque muito com o animal (ou, ainda, coloque crianças cheias de energia para brincar com ele); pois, desta forma, o seu bichinho de estimação ficará bem cansado em função das atividades do dia e, quando a noite chegar, ele irá dormir com muito mais facilidade.