O foco do Existencialismo é a questão da existência humana e o sentimento de que não há propósito ou explicação no cerne da existência. O Existencialismo acredita que os indivíduos têm total liberdade e que devem assumir responsabilidade pessoal.
Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuírem profundas diferenças em termos de doutrinas, partilhavam a crença de que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ...
Existencialismo é uma doutrina filosófica centrada na análise da existência e do modo como seres humanos têm existência no mundo. Procura encontrar o sentido da vida através da liberdade incondicional, escolha e responsabilidade pessoal.
Evite a religião organizada ou outros grupos que dizem como você deve viver. A filosofia existencialista afirma que cada pessoa deve criar seu próprio sentido de vida e, para que seja autêntico, ele deve ser algo a que você tenha chegado por conta própria, e não pelas palavras de outra pessoa.
Segundo a vertente existencialista, a existência humana é entendida como uma condição e não como uma natureza. Para o existencialismo, o ser que existe é caracterizado por ser singular, concreto, indeterminado, afetivo, histórico, temporal e livre para fazer escolhas. ...
Foram muitas as ideias e temas que esses intelectuais abordaram, desde a angústia, a liberdade, a morte, o absurdo e até mesmo a dificuldade em relacionar-se. Considera-se como o "auge" do existencialismo os anos 60, quando os franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir influenciam grandemente o pensamento frânces.
Para Sartre, o homem é um tipo diferente de ser, pois pode pensar sobre a própria consciência e sobre o mundo ao seu redor. ... A consciência humana não tem uma essência definida, não tem um criador que tenha dado uma finalidade a priori para sua vida: “O homem é um ser pelo qual o nada vem ao mundo”.
Para o pensamento de Sartre Deus não existe, portanto o homem nasce despido de tudo, qual seja um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem, o que significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define.
Segundo Sartre, o homem é condenado a ser livre, ser livre quer dizer aqui, escolher. ... É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer. (SARTRE, 1973, p.
Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. ... (...) Quando dizemos que o homem se escolhe a si, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens.
Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
Marx identifica a liberdade como um atributo constitutivo do ser social e, como tal, inerente ao gênero humano e não aos indivíduos sociais atomizados em esferas que o limitam ao horizonte da propriedade privada que inverte o sentido do que constitui a sociabilidade humana: o trabalho.
"O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados; sob o segundo, somos abertos a uma infinidade de possíveis." MERLEAU-PONTY, Maurice.
com base no fragmento e em outros estudos, considerando o tema da liberdade e do determinismo, a melhor alternativa é aquela que afirma que a) o ser humano é definido pela liberdade. essa liberdade é absoluta, não admite restrições, uma vez que o homem é ser espiritual.
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.
A flor, símbolo da liberdade.