Como ilustra a figura ao lado, ao passar por um prisma, a luz solar, que é branca, se decompõe nas cores do arco-íris. ... A separação é possível porque cada cor tem um índice de refração diferente. Isto é, apresenta um desvio diferente quando passa de um meio (ar) para outro (vidro).
No prisma, a decomposição da luz branca é mais acentuada pelo fato de ela sofrer duas refrações, isto é, ela sofre refração na primeira face e posteriormente na segunda face.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.
Espalhamento: é um processo rápido onde a luz é absorvida pela partícula e então rapidamente emitida em outra direção. As partículas de espalhamento podem ser moléculas do ar, poeira, gotículas de água ou poluentes, que espalham a luz do Sol (ou da Lua) em todas as direções.
Resposta. A dispersão é um fenômeno óptico que consiste na separação da luz branca, ou seja, separação da luz solar em várias cores, como as do arco-iris, cada qual com uma frequência diferente. Esse fenômeno pode ser observado em um prisma de vidro, por exemplo.
O arco-íris
Resposta. Resposta: Porque a cor branca é a junção das 7 cores do arco-íris fazendo dela a única luz de cor policromática.
Para falar sobre refração da luz, usemos dois exemplos: o primeiro trata-se de uma lanterna que ilumina um bloco de vidro transparente. Sendo ainda mais específico, o fenômeno ocorre quando a luz muda de meio de propagação, como água e ar, por exemplo. ...
Quando um feixe de luz incide em uma superfície líquida é refletido por esta e desviado (isto é refratado), ao penetrar na água. ... Supondo que o feixe incidente seja um onda plana, com as frentes de onda normais ao raio incidente. Os feixes, refletido e refratado, são também representados pelos raios respectivos.
Raios de Luz ou Raios Luminosos. São linhas que representam o caminho percorrido pela luz. Costumamos indicar o sentido da propagação do raio de luz por uma seta. O raio de luz não tem existência real, sendo um conceito puramente geométrico.
O afastamento do raio refratado da reta normal ocorre quando temos a luz incidindo em meio de menor índice de refração quando comparado ao meio por onde ela propagava anteriormente. O meio de menor índice de refração é definido como meio menos refringente e também é identificado por ser o meio de menor densidade.
Quando luz monocromática se propaga de um meio com maior índice de refração para outro de menor índice de refração, nem todo o raio luminoso sofre refração. Esta situação corresponde à propagação da luz do meio 2 para o meio 1 (n1 < n2).
Sabendo-se que a velocidade da luz no vácuo é de 300.
Vimos também que quando a luz incide sobre uma das faces de um prisma, sofrerá duas refrações. Sendo assim, quando uma luz policromática (duas ou mais cores) incide sobre um prisma ocorre o fenômeno que conhecemos como dispersão da luz, ou seja, ocorre o fenômeno idêntico ao que forma o arco-íris.
Um raio de luz monocromática incide sobre a superfí- cie de um líquido, de tal modo que o raio refletido R forma um ângulo de 90° com o raio refratado r. O ângu- lo entre o raio incidente I e a superfície de separação dos dois meios mede 37°, como mostra a figura.
Quando um raio de luz monocromática incide sobre a superfície plana de um bloco transparente, o raio refletido R forma um ângulo de 90° com o raio retratado r.
Lei de Snell-Descartes
A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.
À passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refração. Viu-se então que, ao mudar de meio a luz altera sua velocidade de propagação. um atraso, isto é, reduzindo sua velocidade.
De acordo com a natureza ondulatória, a luz propaga-se em uma direção perpendicular ao campo eletromagnético que a origina. A descrição eletromagnética da luz também explica o surgimento dos fenômenos de interferência, difração, refração e polarização, por exemplo.
Podemos afirmar que os três meios de propagação de luz sã os meios: Transparentes, Translúcidos e Opacos.
Resposta: a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.
Um raio de luz se propaga em linha reta em meios de propagação homogêneos. ... Os raios de luz se propagam em linha em reta em meios homogêneos.
Conforme ele vai abaixando, perceberemos que o meio vai se tornando heterogêneo pelo fato de o feixe de luz começar a se curvar. O laser faz curva por estar atingindo regiões de densidades diferentes, causando, portanto, o fenômeno denominado refração.
Resposta. A correta é a letra B, a luz se propaga em linha reta.
Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos: Em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.