Interpretar os principais resultados para ANOVA para 1 fator
O modelo ANOVA e seus pressupostos
O valor-p indica a probabilidade de se observar uma diferença tão grande ou maior do que a que foi observada sob a hipótese nula. Mas se o novo tratamento tiver um efeito de tamanho menor, um estudo com uma pequena amostra pode não ter poder suficiente para detectá-lo.
A análise de variância conhecida como ANOVA é uma técnica estatística ou um procedimento utilizado para fazer comparações entre três ou mais grupos em amostras independentes. Permitindo assim, fazer afirmações sobre as médias das populações baseado na análise de variâncias amostrais.
O teste F é utilizado para analisar a variância entre dois conjuntos de dados diferentes e compará-los utilizando o teste de hipóteses.
É uma espécie de desvio padrão que mede a dispersão em torno da reta de regressão. ... Considerando um nível de significância igual a 0,05, se F de significação for < 0,05, a regressão é significativa, mas se for ≥ 0,05, a regressão não é significativa.
R múltiplo: Mede a “força” ou “grau” de relacionamento linear entre a variável dependente e o conjunto das variáveis independentes. Ou seja, mede o quanto elas estão correlacionadas. Quanto maior o valor, melhor o modelo. ... Esse valor pode ser utilizado para calcular o intervalo de confiança do modelo.
- SQT = SQG + SQR (mede a variação geral de todas as observações). - SQR soma dos quadrados dos resíduos, devidos exclusivamente ao erro aleatório, medida dentro dos grupos. A hipótese nula sempre será rejeitada quando f calculado for maior que o valor tabelado.
Cálculo de um valor crítico para uma análise de variância (ANOVA)
= x. A distribuição F pode ser usada em um teste F que compara o grau de variabilidade em dois conjuntos de dados....Vamos ver um exemplo da função INV.F.CD.
Determinar a região crítica. Se o teste é bilateral, determinamos os pontos críticos −tα/2 e tα/2 tais que P[T > tα/2]=P[T μ0(teste unilateral à direita);