A transmissão é feita por gotículas de saliva, beijo, objetos contaminados levados à boca e por aí vai. Por isso, é bem comum que o primeiro contato com o HSV aconteça ainda na infância. O inimigo invade o corpo, percorre a mucosa da boca e se instala em terminações nervosas, especialmente nos gânglios.
Entretanto, uma ótima possibilidade para impedir os episódios de herpes de repetição, é com o uso da lisina por um período determinado em casos de crise, ou até em situações em que o paciente já espera que o herpes apareça.
O herpes genital recorrente é aquele infecção que ocorre por reativação do vírus HSV-2 e 1. As lesões são dolorosas -tipo pequenas "bolhas"- e acometem a região genital, períneo e glútea.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
A afta não tem uma causa definida. Ela pode surgir como pequenos machucados, com histórico de episódios recorrentes em um mesmo ano ou mês. Assim, o seu aparecimento pode estar relacionado a vários fatores, como hereditariedade, ansiedade e disfunção imunológica, sendo mais comum em adultos jovens e adolescentes.
Infecções virais As viroses são as causas infecciosas mais comuns das feridas bucais. Herpes labial e, menos comumente, úlceras no palato causadas pelo vírus do herpes simples são talvez as mais conhecidas. No entanto, muitos outros vírus podem causar as feridas bucais.
Estomatite. Deste tipo de inflamação na boca fazem parte as conhecidas aftas ou os herpes labiais. A estomatite pode causar perturbação ao comer, falar ou mesmo dormir, podendo ocorrer em qualquer parte da boca, incluindo a parte interior das bochechas, gengivas, língua, lábios ou céu da boca.
Petéquias são pequenos pontos vermelhos como vistos aqui na boca.
As petéquias apresentam uma aparência muito característica, avermelhada a marrom, de tamanho muito pequeno, surgindo em aglomerados, mais frequentemente nos braços, pernas e barriga. Geralmente, as petéquias surgem acompanhadas de outros sintomas característicos da doença ou condição que levou à sua origem.
As pintas vermelhas, conhecidas como nevos rubi, são pontinhos ou bolinhas de sangue que podem aparecer, ou aumentar, em algumas fases da vida. “Elas acontecem por conta de um crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha.
As manchas vermelhas na pele em adultos podem estar relacionadas com doenças como Zika, rubéola ou uma simples alergia.
Embora a coloração assuste um pouco, as pintas vermelhas, também conhecidas como nevos rubi e angiomas rubi, são pontinhos de sangue que podem aparecer em algumas fases da vida.