Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês. ... Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário.
Eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições. Em 1795, implantaram o sistema de voto censitário (baseado em rendas) na França.
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. ... Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições.
suas propostas eram: Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução.
Robespierre
Eram grupos políticos organizados durante a Revolução Francesa. ... - Os Jacobinos ficavam na parte esquerda do plenário,eles defendiam o povo e os trabalhadores, a república, e queriam uma mudança estrutural radical no governo da França, começando pela queda do rei. -Os Girondinos ficavam na parte direita do plenário.