Os processos reversíveis são importantes porque a energia cedida pelo sistema à vizinhança, por trabalho, numa expansão adiabática, é máxima quando o processo é reversível e inversamente, a energia recebida pelo sistema, por trabalho, da vizinhança, numa compressão adiabática, é mínima quando o processo é reversível.
Um sistema que passa por um processo irreversível não está impedido de retornar ao seu estado inicial. No entanto se o sistema retornar ao estado inicial não será possível fazer o mesmo com sua vizinhança. Alguns efeitos que tornam os processos irreversíveis. Transferência de calor com diferença finita de temperatura.
Os processos irreversíveis ocorrem sempre num só sentido, sendo por isso fácil reconhecer a ordem temporal com que acontecem. Exemplo de um processo reversível: Compressão lenta de um gás de modo a que, em cada instante, o sistema permaneça em equilíbrio termodinâmico.
O mofo do pão é uma transformação natural que é irreversível, pois o mofo é um fungo que se alimenta dos nutrientes do pão, assim transformando a matéria de uma forma que não é possessível de voltar ao seu estado original.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso. No caso da água o ponto de ebulição é de 100ºC.
Tipos de vaporização
No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos.
O ar e o hélio usado para encher bexigas são exemplos do estado gasoso da matéria. ... A matéria pode, às vezes, passar de um estado para outro. Por exemplo, o calor funde o gelo (ou seja, derrete a água solidificada), tornando-o líquido, ou faz evaporar a água líquida, tornando-a gasosa.