Ofidiofobia. O medo irracional de cobras ou serpentes é chamado de ofidiofobia. Assim como a aracnofobia, esse é um dos transtornos de ansiedade mais comuns envolvendo animais. ... Mesmo sem nunca ter tido contato direto com esses animais, as pessoas podem desenvolver esse tipo de transtorno de ansiedade.
7 dicas para superar os seus medos
Como superar o medo de ficar só
A monofobia é um medo intenso de ficar sozinho e pode atingir não somente as pessoas, como também os animais. Indivíduos que sofrem com essa fobia são incapazes de fazer muitas tarefas simples, como ir ao banheiro sozinha. Assim, ela afeta não somente quem tem o problema, mas também as pessoas do seu convívio.
A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada.
O medo de dormir sozinha está relacionado com um sentimento de desprotecção e com fantasias erradas que no escuro criaturas estranhas estejam no seu quarto te observando. Existem técnicas de relaxamento que são capazes de te ajudar a relaxar no momento de dormir, assim os medos não se apoderarão dos seus pensamentos.
Ter pesadelos de vez em quando é normal, podendo estar associado a estresse ou ansiedade, algum trauma, má higiene do sono ou medicamentos, no entanto, se se tornarem muito frequentes ao ponto de causarem angústia, má qualidade do sono, medo de ir dormir ou mesmo problemas ao longo do dia, podem ser considerados um ...
Os sintomas psicológicos do medo da escuridão incluem pensamentos de morte, medo de ser atacado por fantasmas ou monstros, recusar-se a dormir sozinho ou a sair de casa depois do anoitecer, ficar acordado a noite toda ou acordar várias vezes durante a noite.
4 dicas para ajudar seu pequeno a dormir sozinho
- Ter um abajur no quarto ajuda na hora de enfrentar a escuridão. - Dormir com a TV ligada não é muito bom, mas alivia o medo. Veja algo divertido e peça para alguém desligar depois que você dormir. - Colar pelo quarto adesivos que acendem no escuro também é uma boa dica.
O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Muito frequente também é o medo do afogamento, esse racional, desenvolvido por pessoas que não sabem nadar.
Isso porque além do conhecido medo de limpeza e banho, Cascão evita a qualquer custo piscina e rios. E em uma tirinha até disse que tinha medo de sujeira nas ruas, que podem entupir os ralos e causar enchentes, e ele tem pavor de enchentes.
Gabriel Moreira
O Cascão pede ao Pinóquio para contar mais uma mentira para que nariz dele cresça e faça uma ponte para que ele atravesse o rio sem se molhar.
Cebolinha tem dislalia, um distúrbio de fala que afeta também as crianças reais. A dislalia infantil, segundo a fonoaudiologia, caracteriza-se pela omissão ou substituição de fonemas na fala. ... Como diz a anedota, Cebolinha não fala errado: fala elado. A piada é emblemática, porque também revela uma armadilha.