Peixes para consumir cru - Salmão, atum, linguado, haddock, tilápia, seja como sashimis ou ceviches.
Com fama de saudável e light, a comida japonesa é um prato cheio para quem quer manter a forma.
Quanto mais peixe comemos na forma crua, maior é o risco de desenvolvermos infecções causadas pelo pescado infectado. Um exemplo clássico é o salmão, que pode desencadear uma condição conhecida como a “tênia do peixe”, a difilobotríase.
Não precisa passar nada no salmão, nenhum produto. No máximo, pressione levemente uma folha de papel toalha no filé todo para tirar o excesso de umidade, e assim ele também vai escorregar menos na tábua.
Cortando um salmão inteiro em filés. Coloque o salmão com a parte de trás virada para você e corte na espinha dorsal. Coloque o peixe em uma tábua de cortar seca e higienizada perto da borda da superfície de trabalho. Em seguida, pegue um facão de cozinha e insira-o no salmão, bem atrás da cabeça.
Arrumar numa travessa as fatias de atum e de linguado, entremeada com as de lula, dando um belo efeito visual ao prato. Ao lado dos peixes, colocar o wasabi, o gengibre e o limão cortado em fatias. Em tigelinhas individuais, adicione o shoyu.
Pratos grelhados ou assados
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.
Espumantes. Caso prefira um bom salmão defumado, o ideal são os espumantes brut e rosés. Como por exemplo, os vinhos: Veuve Taillan Blanc de Blancs, da vinícola francesa, Boisset, com uma combinação das seguintes uvas brancas: Airen, Ugni Blanc, Colombard, Durello, Macabeu e Chardonnay.
Peixe é um bom antioxidante Rico em vitaminas e minerais, o salmão é considerado um ótimo antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, que por sua vez oxidam as nossas células - o que pode resultar, por exemplo, em envelhecimento precoce.
A pele cheia de gordura funciona como uma camada protectora do peixe. Os especialistas do The Kitchn dizem que é um dos melhores aliados para evitar que o peixe cozinhe demais. Deixe sempre a pele quando cozinhar o salmão – a única excepção é se for escalfar o peixe. Aí, sim, deve retirar a pele antes.
Alimentação inadequada dos salmões – com alto teor de gordura para rápida engorda, e ainda corantes artificias, tóxicos à saúde humana, para fazer com que tenham a cor alaranjada que conhecemos, que na natureza ocorre quando a dieta do salmão inclui camarões e outros crustáceos.
Com isso, o consumo de peixes reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto, além de prevenir outros problemas, como o AVC. Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.
Depois de fazer uma tatuagem é recomendado evitar alguns tipos de alimentos, como frituras, salsichas, presunto, doces, bebidas alcoólicas e frutos do mar, pois podem estimular a inflamação no corpo, o que acaba atrasando e prejudicando a cicatrização da tatuagem.
O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. Isto acontece porque o peixe é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Pescetarianos são algumas vezes descritos como vegetarianos ou pesco-vegetarianos, e frequentemente pessoas não familiarizadas com vegetarianismo acreditam que a dieta pescetariana é vegetariana. Em comum com os vegetarianos, pescetarianos frequentemente comem ovos e laticínios, além de frutas, vegetais e grãos.
Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes: frango, peixe, carne vermelha, frutos do mar e outras.
Por exemplo, se um animal alimenta-se de peixe, ele é chamado de piscívoro; caso se alimente de insetos, é chamado de insetívoro; e se ele se alimenta de animais já mortos (cadáveres), dizemos que ele é necrófago. A onça é um animal carnívoro, pois se alimenta apenas de outros animais.
Herbívoros: São aqueles que se alimentam de fontes vegetais. Onívoros: São aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal. Esses animais apresentam uma dieta bem variada. Exemplos: urso, morcego, lobo-guará, jabuti, porco, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz e rato.
- Peixes de cadeia alimentar curta São os consumidores primários (fitoplanctófagos e os fitófagos ou herbívoros) e que transformam diretamente os vegetais em proteína animal para consumo do homem.
Peixes herbívoros: alimentam-se de alimentos de origem vegetal, como plantas, assim como de algumas algas. Exemplos: carpa-capim e piapara; Peixes onívoros: alimentam-se de diferentes classes de alimento, podendo obter as proteínas tanto de plantas quanto de pequenos animais.