EQST

Como Os Instrumentos Musicais Foram Organizados No Perodo Renascentista?

Como os instrumentos musicais foram organizados no período renascentista?

Período Renascentista (1450-1600): Praticamente não existiam orquestras, apenas instrumentos isolados como Alaúde, Flautas Doces e Viola da Gamba. Por isso, o estilo musical desse período é a polifonia coral, que se constitui de várias melodias cantadas ou tocadas ao mesmo tempo.

Como foi o desenvolvimento da dança durante o período renascentista?

A Renascença, que começou na Itália em torno de 1300 e espalhou-se por quase toda a Europa, por volta de 1600, foi um período de grande desenvolvimento cultural. Na Itália, os nobres contratavam mestres de dança profissionais para criar espetáculos de corte que incluíam danças chamadas balli ou balletti.

O que aconteceu no período renascentista?

O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade.

O que aconteceu no período renascentista que contribuiu para a dança e ganhar status de arte?

A dança no renascimento começa a ganhar status de arte, com manuais, professores especializados e, sobretudo, pessoas que se dedicam a estudá-la. Foi na Itália que a palavra “balleto” surgiu. ... Ali, a palavra se transformaria em balé e ganharia destaque como arte digna a ser praticada pela corte.

Quais foram as principais causas do renascimento comercial e urbano?

O renascimento comercial ocorreu por causa do crescimento urbano e da produção agrícola e resultou na criação de dois eixos econômicos na Europa: o mediterrânico e o nórdico. ... Além disso, muitos mercadores passaram a sedentarizar-se, pois, as rotas comerciais terrestres na Europa eram muito precárias e inseguras.

Quais foram as consequências do renascimento comercial e urbano?

Resposta. A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

O que provocou o renascimento comercial e urbano?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Qual a importância das Cruzadas para o renascimento comercial e urbano?

A abertura do comércio oriental, por meio das Cruzadas, garantiu acesso a mercadorias de luxo e intensificou o enriquecimento da classe mercantil das cidades italianas. O comércio marítimo ficou marcado pelo desenvolvimento de dois grandes polos comerciais.

Como as cruzadas estão relacionadas ao crescimento do comércio?

O movimento provocado pelas Cruzadas trouxe o crescimento das rotas comerciais entre o oriente e o Ocidente, pelo mar Mediterrâneo, assim como das rotas localizadas no interior da própria Europa. A intensa atividade comercial, por sua vez, favoreceu o desenvolvimento das cidades.

Como as Cruzadas contribuíram para o renascimento comercial?

Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa. ... As Cruzadas estabeleceram uma via de comunicação da Europa Feudal com o Oriente.

O que foi o renascimento comercial e urbano Brainly?

Resposta: O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Quando aconteceu o renascimento comercial?

Renascimento comercial é o nome que se dá ao processo de crescimento comercial pelo qual a Europa passou a partir do século XI. Esse renascimento aconteceu a partir do desenvolvimento de um excedente comercial e resultou no surgimento de rotas comerciais por toda a Europa.

Qual foi a importância do renascimento comercial?

O renascimento comercial e urbano contribuiu para o surgimento de um novo grupo social; a burguesia. Com o surgimento da burguesia, começa a ocorrer o declínio da nobreza feudal. ... Essas atividades econômicas desenvolveram-se impulsionando o renascimento das cidades e o surgimento de novas.

Quem tinha mais poder aquisitivo no período renascentista?

Durante o Renascimento, que marcou o fim da Idade Média e o Feudalismo para o Início da idade Moderna, surgia uma nova classe social, com alto poder aquisitivo: a Burguesia. Entretanto, os burgueses não possuíam o prestígio e poder político da nobreza.