O Distrito Federal abriga a capital do Brasil, Brasília, e está localizado no estado de Goiás. ... A construção de Brasília, além da continuidade de políticas públicas que visavam à ocupação e o desenvolvimento econômico da região, intensificou o fluxo migratório para o território.
Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.
Significado de Distrito substantivo masculino Cidade dividida em municípios menores que, por sua vez, se subdividem em bairros, também subordinados ao poder de sua prefeitura. ... Divisão menor de um território subordinada ao poder de um governo, jurisdição, inspeção ou de uma autoridade judicial, fiscal e policial.
O Distrito Federal não é um Estado nem possuí municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites), exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.
Distrito Federal do Brasil (1891–1960)
O antigo Distrito Federal (1891–1960) foi criado em 1891 pela primeira constituição da República brasileira, e equivalia ao território do antigo Município Neutro, a sede da monarquia brasileira, que existiu de 1834 a 1891, desmembrado da província do Rio de Janeiro.
Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. ... Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina.
Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade. Foi assim que a palavra chegou a Brasília. ...
Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50. Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste. ... Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Resposta: "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
Portanto, candangos foram operários que trabalharam na construção da então nova Capital do Brasil, a cidade de Brasília. que em sua maior parte, eram nordestinos, mas também há mineiros que também foram chamados assim.
Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...
A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília.
Resposta: Os trabalhadores que construíram Brasília (genericamente chamados de "candangos") eram, em sua maioria, imigrantes de outras regiões do país (em especial norte e nordeste), tendo parte deles voltado para as suas regiões e outros passado a viver nas zonas periféricas de Brasília.
moravam em tendas e barracas pois nao tinham um lugar certo para se fixar pois eles estavam construindo brasilia.