Para que serve o quitoco O quitoco serve para complementar o tratamento de doenças respiratórias, catarro, tosse, dor de estômago, indigestão, prisão de ventre, disenteria e doença da matriz.
O quitoco, conhecido cientificamente como Pulchea sagittalis é uma planta medicinal originária da América do Sul, sendo encontrada facilmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O significado para Kitoko é: "belo".
A Artemísia é uma planta medicinal, popularmente conhecida como Camomila-do-campo, Erva-de-fogo, Rainha-das-ervas, que é tradicionalmente utilizada por mulheres, para tratar problemas do aparelho urogenital, como infecção urinária e para acalmar a ansiedade.
Banho de Artemísia Bom banho para quem busca proteção espiritual: numa panela com água fervendo, coloque um punhadinho de artemísia e as pétalas de uma rosa branca. ... E em seguida, tome o banho mágico, do pescoço pra baixo. Sempre visualizando e invocando a energia de proteção. Está feito.
Conhecida como "rainha das ervas", planta é poderosa no combate a problemas de útero e ovários. Atenção: infusão deve ser consumida sem açúcar, mel nem adoçante. A Artemísia é meio amarga, por isso, é amplamente utilizada em preparos de licor amargo, aperitivos e até mesmo em preparos culinários.
Modo de fazer Ferva a água e coloque as folhas da erva. Deixe ferver por dez minutos. Desligue o fogo, reserve para esfriar, coe e beba de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Espere até que a primavera chegue e identifique um local de qualquer composição para plantio, que tenha boa drenagem e seja moderadamente seco, incluindo argila, barro ou areia. Na verdade, a planta parece prosperar em solos pobres. A artemísia requer boas condições de luz solar.
Existem duas espécies, basicamente, chamadas de artemísia, a verdadeira Artemisia vulgaris, chamamos ela de verdadeira, pois realmente faz parte do gênero Artemisia sp. A outra é um tanaceto, o Tanacetum parthenium (antigamente chamado de Chrysanthemum parthenium).
Artemisia vulgaris é uma planta composta, vivaz, da família das asteráceas. Chega a atingir 1,5 m de altura, tem o caule lanoso, muito ramificado. As suas folhas são muito recortadas de cor verde prateado, pequenas sumidades floridas de cor amarelo dourado, que poderão ser colhidas no princípio da floração.
O absinto (Artemisia absinthium), também conhecido por losna, sintro, absinto-comum, absinto-grande, absinto-maior, alosna, artemísia, erva-santa e artemísia-absinto.
Propriedades medicinais A artemísia contém um óleo essencial rico em diversas substâncias: cineol e tujona, flavonoides, taninos, saponinas, resinas, artemisinina e princípios amargos.
A Losna é uma planta medicinal, também conhecida como Absinto, Erva-do-fel, Alenjo, Erva-de-santa-margarida, Sintro ou Erva-dos-vermes, muito utilizada para ajudar a baixar a febre ou para complementar o tratamento contra vermes.
Planta tem ação diurética, anti-inflamatória e digestiva, além de ser indicada para o tratamento de ansiedade. As substâncias presentes na cavalinha vão ainda mais além: elas têm ação diurética (atuam na eliminação do sódio ajudando a tratar hipertensão e insuficiência renal), anti-inflamatória e digestiva.
As principais indicações da cavalinha são:
Os benefícios do chá de cavalinha
Contraindicações do chá de cavalinha Devido ao efeito diurético, pessoas com insuficiência renal não devem tomar o chá de cavalinha, assim como quem tem insuficiência cardíaca. Quem sofre de gastrite e úlcera também possui contraindicação para tomar o chá pela presença do tanino, que pode irritar a mucosa estomacal.
O chá de cavalinha ou outras formas de uso podem apresentar efeitos colaterais como problemas de coordenação motora, emagrecimento, hipotermia, diarreia, cefaleia, anorexia e disfagia.
O chá de cavalinha também é indicado para pressão alta, pois possui propriedades diuréticas que previnem que o corpo retenha líquido em excesso e consequentemente haja aumento da pressão arterial.
“Os chás são contraindicados para pacientes com hipotireoidismo, hipertireoidismo, aqueles que são sensíveis à cafeína, os hipertensos, os portadores de gastrite ou refluxo, as gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos que estimulem o sistema nervoso”.
Remédios caseiros para Hipertireoidismo. Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide. No entanto, eles não excluem o tratamento indicado pelo médico.
Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira.
Beba uma chávena duas vezes ao dia. Além do alho também a cidreira é amiga dos hipertensos, além de ser um calmante natural. Deve ferver duas chávenas de chá de água com uma colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e uma colher de chá de folhas frescas de maracujá. Quando arrefecer, coe.
Os efeitos colaterais do chá de erva-cidreira são riscos possíveis quando há a ingestão excessiva da bebida. De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
Os chás e infusões oferecem diversos benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Mas em excesso eles podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia. Sabe-se que alguns desregulam a pressão, por exemplo.
Facilita a digestão O chá de erva cidreira é tiro e queda para digestão. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 agem na produção de enzimas digestivas e aceleram o metabolismo. Dessa forma, o processo digestivo torna-se mais fácil. O chá também reduz a incidência de gases, pois relaxa os tecidos.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.