Ajuda a desintoxicar o organismo Além de diurético, o chá também ajuda na desintoxicação do organismo. Ou seja, ele ajuda na eliminação de toxinas forma natural, o que diminui inflamações e até o aparecimento de acne. Também beneficia a circulação sanguínea.
Utilizando o máximo da fruta, a casca do abacaxi agrega mais saúde no preparo de sucos, chás e receitas doces, como bolo e geleia. A nutricionista dá dicas de como escolher a fruta: "Quando a escama [coroa] está aberta, significa que o abacaxi está bem docinho. Se ela estiver fechada, a fruta está mais azedinha".
Existem algumas formas de consumir a casca do abacaxi, como em receitas de bolos, geleias e sucos. Mas é importante saber que a opção mais indicada é por meio do chá da casca, uma vez que o processo de infusão pelo qual a bebida passa aproveita melhor as propriedades nutricionais da fruta, além de preservá-las.
O que fazer?
Para lavar a casca do abacaxi, separe os pedaços e deixe-os de molho por pelo menos 15 minutos em uma solução que tenha a proporção de 10 gotas de hipoclorito de hortifruti para cada 1 litro de água. Passado o tempo enxague e escorra os pedaços de casca de abacaxi.
Observação: Frutas com casca resistente - abacaxi, melão, laranja, abacate, entre outras - podem ser lavadas com água e sabão, sem a necessidade de deixar de molho (já que serão descascadas para o consumo).
Abacaxi pode ser congelado em rodelas Para isso, você só precisa cortar a fruta em pedaços e colocá-la no freezer. Também é possível congelar o abacaxi em forma de calda com açúcar. Em ambos os casos, a fruta pode durar até 12 meses.
Lave as verduras, folha a folha. Frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 10 minutos de molho em solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Enxágue em água corrente.
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.
O vinagre branco, balsâmico, de vinho ou de maçã pode ser usado para desinfectar os legumes e as frutas, no entanto não é considerada a melhor opção. Isso porque alguns estudos indicam que não é tão eficaz quando comparado aos produtos que contêm hipoclorito de sódio para eliminar alguns microrganismos.
Que tipo de vinagre seria o melhor desinfetante nesse caso? “A forma mais comumente usada seria o vinagre branco”, diz o Dr. Taege. Isso ocorre porque o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético.
A receita é simples: primeiro, lave bem o vegetal em água corrente --limpe as hortaliças folha por folha. Depois, adicione em um recipiente 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada. Deixe o alimento de molho nessa mistura por 15 a 20 minutos. Retire e enxágue novamente na água corrente.
Quiabo - Depois de higienizado corte o cabinho e a ponta. Erva doce - Lave sob água corrente, corte os talos das folhas, corte a parte da raiz, corte-a ao meio no sentido vertical e separe-a em pétalas. Lave e higienize.
Prepare uma solução de cloro para a desinfecção em um recipiente limpo, misturando uma colher de sopa de água sanitária de boa procedência para cada litro de água potável. Misture bem e coloque os vegetais nesta solução de cloro, tomando cuidado para que todas as partes dos vegetais fiquem nesta solução.
É recomendável, no caso do vinagre, que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água. O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado. Você pode passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo. Ele não é tão eficiente para eliminar agrotóxicos, mas funciona na limpeza.
Misture 1 colher de sopa (15ml) de Água Sanitária Ypê em 1 litro de água. Deixe as frutas, verduras ou legumes de molho por 10 minutos e enxágue a seguir com água potável.