O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva. Inicialmente, o examinador deve constatar que o paciente está atento — p. ex., avaliando seu nível de atenção enquanto a história está sendo tomada ou solicitando que ele repita 3 palavras imediatamente.
O Mini Exame de Estado Mental – MEEM ou Mini Mental – é um dos questionários mais aplicados por aqueles profissionais que atendem população idosa. Este teste é usado de forma eficaz para o rastreio cognitivo, como em casos de demências.
Do ponto de vista prático, para uma primeira análise do estado cognitivo, o teste mais difundido e de maior validade é o MEEM (Folstein et al.,1975). Esse teste pode ser aplicado rapidamente, em 5 ou 10 minutos no máximo, e fornecer imediatamente um indicador razoavelmente aceitável da possibilidade de demência.
O Teste do Desenho do Relógio é um instrumento simples e de fácil aplicação. Pode ser executado de maneira rápida e objetiva. O examinador solicita verbalmente ao paciente que desenhe um relógio numerado de 1 a 12 numa folha de papel em branco. Em seguida, pede que desenhe os ponteiros indicando um determinado horário.
O diagnóstico do Alzheimer é feito, na maioria dos casos, pelo neurologista por meio da realização de diversos testes comportamentais que permitem avaliar a atividade do sistema nervoso, além de ser levado em consideração o teste do risco de Alzheimer e a avaliação de sinais e sintomas apresentados pela pessoa ao longo ...
Não existe um exame específico para fazer o diagnóstico da Doença de Alzheimer ou para a maioria das outras formas de Demência. Os médicos utilizam vários exames e avaliações para determinar se os sintomas se encaixam em certos critérios e para excluir outras causas possíveis para esses sintomas.
Avalia o estado atual das habilidades cognitivas do usuário....O usuário deve ser capaz de identificar corretamente as imagens na tela e relacioná-las corretamente.
A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais. ...
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.
Desta forma podemos assim dizer que a abordagem cognitivista implica em estudar a aprendizagem como sendo mais um produto do ambiente, seu ponto fundamental de ensino consiste em processos empiricos e não em produtos de aprendizagem formulados a partir de uma reflexão teórica.