Geralmente o banho de ervas serve para equilibrar e renovar as energias do corpo. Dessa forma, eles promovem o relaxamento físico e mental. Contudo, há quem faça uso da prática para curar doenças físicas de maneira mais natural.
Para fazer a solução da sálvia, é necessário primeiro ferver dois litros de água e depois acrescentar três colheres de sal grosso. Depois que desligar o forno, você deve colocar as folhas na água e esperar por uma hora. Apenas a água fervida é utilizada no banho, sem a planta.
A sálvia pode ser usada para escurecer e intensificar a cor dos cabelos. Uma infusão das folhas desta planta pode ajudar a escurecer um pouco os cabelos grisalhos e também tornar os cabelos castanhos ou pretos mais brilhantes. Você simplesmente pode usar a infusão como enxágue final após a lavagem normal.
Ela é muito utilizada nas cozinhas clássicas, mais na italiana do que na francesa. A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia.
O primeiro que se deve fazer é pôr a água para ferver em uma panela. Quando atingir o ponto de ebulição, incorpore a folhas e deixe que ferva durante 15 minutos, aproximadamente. Passado este tempo, tampe a panela e apague o fogo.
Chá de sálvia O chá pode ser utilizado para fazer gargarejos ou bochechos várias vezes ao dia, tratar lesões na boca ou na garganta, ou pode-se tomar 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia, para tratar a diarreia, melhorar a função digestiva ou reduzir o suor noturno.
Usada como tempero e matéria-prima de chás, a planta é conhecida popularmente pelas suas propriedades medicinais. Veja o que ela pode fazer pela saúde. Consumida normalmente em forma de chá ou tempero, a sálvia (Salvia officinalis) está no rol das plantas conhecidas por ter propriedades terapêuticas.
A receita do elixir de alecrim e sálvia: contra estresse e perda de memória. Juntar, em um só lugar, os benefícios da sálvia e do alecrim, pode ser um ótimo auxílio para você que está “meio esquecida” de tanta correria e cansaço – sim, o estresse causa, muitas vezes, problemas de memória, por puro esgotamento.
A stevia é um adoçante natural obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni que pode ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outros doces, assim como em diversos produtos industrializados, como refrigerantes, sucos processados, chocolates e gelatinas.
Chá por infusão evita que a erva perca o seu valor medicinal "A infusão tem a ver com ferver a água. Quando ela já estiver quente, você a coloca em um vidro grosso, acrescenta a erva e deixa o recipiente abafar por 15 minutos. Esse processo é melhor para as folhas, flores e ervas aromáticas.
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado -, desde que tenha sido feito da maneira adequada.
Para manter o bom paladar do chá, é aconselhável mantê-lo em recipiente hermeticamente fechado evitando o contato com o ar, e conservar em local fresco e escuro como a geladeira, onde não há oscilação de temperatura.
Independente do tipo de chá, para manter o sabor e aroma da erva, é necessário que o consumidor mantenha o produto em uma embalagem escura e hermeticamente lacrada, como uma lata. Deve-se evitar embalagens transparentes (para evitar a exposição à luz) ou de madeira (o odor da madeira pode influenciar o aroma da erva).
Seque muito bem as folhas antes de guardar Depois de lavar bem as folhas, é hora de secar uma por uma. A umidade faz com que as folhas murchem, mesmo na geladeira. Além disso, um habitat úmido propicia a multiplicação de fungos e bactérias.
Para preparar o chá de capim-santo, coloque de quatro a seis folhas cortadas da planta dentro de uma xícara de chá. Em seguida, adicione água fervendo, tampe a xícara e espere cerca de dez minutos. Por fim, coe e beba de duas a três xícaras de chá de capim-santo por dia.