– Cristalinos: compostos por átomos, moléculas ou íons arranjados de uma forma periódica em três dimensões. As posições ocupadas seguem uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas (de longo alcance). – Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance.
As estruturas amorfas, também chamadas de estruturas vítreas são formadas por arranjos atômicos aleatórios e sem simetria ou ordenação de longo alcance. Este tipo de estrutura pode ser encontrado em gases, em líquidos e em certos sólidos, representados basicamente pelos vidros.
Fibras: colágena, elástica e reticular • Substância fundamental amorfa: é viscosa e muito hidrofílica, formada por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas que se ligam a proteínas receptoras presente na superfície celular (integrinas) fornecendo força tênsil e rigidez à matriz.
Trata-se, portanto, de um tecido com diversas especializações. Essa substância intercelular, ou matriz, preenche os espaços entre as células e é formada por uma substância amorfa e por fibras. Essa substância amorfa é constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas.
Glicosaminoglicanos e proteoglicanos: Glicosaminoglicanos são polímeros de dissacarídeos que se repetem ao longo de uma cadeia linear e longa. São constituídos por um amino glicose e um ácido urônico. ... Apresentam radicais carboxila (do ácido urônico) e radicais sulfato, exceto o ácido hialurônico .
CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO As células que formam o tecido conjuntivo propriamente dito podem ter origens distintas, algumas são formadas no próprio tecido, e outras ficam temporariamente. Os fibroblastos e os fibrócitos são células que são formadas por células indiferenciadas mesenquimais.