A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
Velocidade do obturador ou para os mais íntimos shutter speed, é o mecanismo responsável pela quantidade de luz que é liberada para o sensor da Câmera Fotográfica. Diferente do mecanismo do Diafragma que se situa na lente, o mecanismo de Velocidade do Obturador se encontra no corpo da câmera em um sistema de cortinas.
A “Regra de Ouro” que se aplica a distância focal em lentes sem estabilizador é escolher uma Velocidade de Obturador que seja igual ou maior que a distância focal. Por exemplo: se você estiver usando uma lente 50mm então você deve optar por uma velocidade de 1/60s ou mair rápida.
Porém, levando em conta as luzes do ambiente, o flash e a movimentação das pessoas, o mais indicado é colocar o obturador com tempo entre 1/15 e 1/60 segundo — velocidades mais rápidas resultariam em fotos muito escuras.
Quanto maior for a velocidade do obturador, maior capacidade de congelar um objeto mesmo que ele esteja se movimentando rápido, e quanto menor for a velocidade do obturador, maior chance de o objeto ficar tremido ou com rastros no foto.
Em condições com muita luz, você pode achar difícil deixar a velocidade do obturador abaixo de 1/8 segundos, mesmo usando a menor abertura possível e o ISO mais baixo. Colocar um polarizador na frente de sua lente fotográfica pode ser uma ótima maneira de reduzir a quantidade de luz que vai atingir o seu sensor.
Geralmente o obturador na fotograifa é utilizado de maneira a congelar a imagem, mas dependendo do objetivo da fotografia pode deixá-lo ele mais tempo aberto equilibrado com o diafragma para ter uma imagem mais borrada. Isso é a critério do olhar de cada um.
Dois controlos afetam a quantidade de luz que entra na câmara e incide sobre o sensor de imagem – abertura e velocidade do obturador. O ISO afeta a quantidade de luz que é necessária para produzir uma exposição correta. A abertura da lente é um diafragma que se encontra na própria lente ou imediatamente atrás desta.
Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.
Use o valor ISO correto Por padrão, a maioria das câmeras usa valores ISO entre 100 e 200. Elas representam baixa sensibilidade à luz e são mais adequadas para fotografar com luz do dia, ou em ambientes bem iluminados a noite. Mas as coisas complicam quando as condições de iluminação não são mais ideais.
O ISO da câmera, celular ou filme nada mais é do que a velocidade com que o sensor ou filme é capaz de capturar a luz. Quanto maior o valor do ISO, mais rapidamente a luz é captada e transformada numa fotografia, então maior é a sensibilidade.
Modo Pro Para utilizar o modo Pro, acesse o menu “Mais” da sua câmera e habilite-o. Em seguida, você poderá ajustar manualmente o ISO, exposição, saturação, contraste, foco, sombra e mais para poder tornar as suas fotos ainda mais profissionais.
Veja algumas dicas para aprimorar sua habilidade!
Resumidamente, usar um valor maior de ISO permite fotografar com pouca luz, mas aumenta as chances de ruído na imagem, enquanto utilizar um menor aumenta a nitidez, mas reduz a clareza. O ideal é compensar a utilização do ISO mexendo na velocidade do obturador e em outras configurações.
Se você tem um smartphone Android, aqui estão cinco dicas (inspiradas nesta lista do Android Central) para você aproveitar melhor a câmera do seu celular.
Ajuste as configurações da câmera do seu smartphone de acordo com a necessidade. Toque no menu “Configurações” para fazer as alterações nos diferentes recursos: Etiqueta GPS: Ativando essa opção, as fotos passarão a armazenar as coordenadas GPS do local onde foram tiradas.
A melhor alternativa para quem não tem um pano específico para limpar lentes em casa é usar pano de microfibra, que é muito usado na cozinha. Você pode até dobrá-lo, formando um triângulo na ponta para obter mais precisão. Sempre tenha cuidado e limpe de leve a superfície da lente.
O pano deve estar apenas úmido e não encharcado de álcool, desta forma ele limpar sem que o líquido penetre no interior do celular. Para cantos de difícil acesso como o contornos de suportes de câmera podem ser limpos com hastes flexíveis, o famoso cotonete, umedecidos com álcool.
Chamado também de “efeito fantasma” ou de “screen ghosting”, ele está relacionado com um defeito do hardware do aparelho que pode prejudicar a visualização da tela do smartphone, afetando principalmente telas AMOLED. Isso acontece por conta de compostos de fósforo das telas que não estão trabalhando como deveriam.
O arroz é uma excelente opção para absorver excessos de umidade. Deixe o aparelho coberto pelo arroz por pelo menos 24 horas e NÃO TENTE carregar o aparelho. Se o aparelho tiver bateria removível seria bom secar separadamente.
Coloque o celular em um recipiente seco, que pode ser um pote de vidro ou de plástico e cubra o aparelho com arroz cru. Feche o pote e o coloque em um lugar seco, onde bata um pouco de sol. Depois de 24 horas, retire o celular do pote e tente ligá-lo.
Uma dica muito comum para retirar o líquido interno é colocar o seu aparelho em um pote coberto por arroz cru, que a maioria das pessoas possui em casa. O arroz consegue absorver a água com competência, mas também existem riscos ao utilizar este método.
Borrife o ar comprimido sobre a lente. A tela de um iPhone é bem protegida, mas é importante não correr o risco de quebrá-la. O ar comprimido pode ser muito forte. Ao borrifá-lo sobre a lente da câmera, mantenha o bico pelo menos a 30 cm de distância. Deixe-o ativo até que toda a poeira tenha sido eliminada da tela.
Use um pano macio, levemente umedecido que não solta fiapo. Não deixe entrar umidade nas aberturas. Não use limpa-vidros, produtos de limpeza doméstica, ar comprimido, aerossol, solvente, amoníaco, abrasivos ou produtos de limpeza que contenham peróxido de hidrogênio para limpar o iPhone.
Reiniciar o app de câmera pode até resolver as fotos embaçadas em alguns casos, mas para garantir desligue o celular — deixe pressionado o botão de liga/desliga por alguns instantes e toque na opção “Desligar” —, espere alguns segundos e então ligue novamente o smartphone.
1 – Se a tela estiver preta