TOMADA DE POTÊNCIA (TDP) Eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator.
A barra de tração fica situada no centro da parte inferior do eixo traseiro do trator. Apresenta um perfil retangular, com furos para o acoplamento de implementos de arrasto. É fixada a carcaça do trator por meio de pino e contra-pino, de fácil colocação.
É o ponto utilizado para tracionar os implementos ou equipamentos de arrasto, pode ser usada fixa ou oscilante, esta situada no centro do trator na altura do seu centro de gravidade. A potência disponível na barra de tração,é geralmente de 40 a 70% da potência máxima do trator.
Os tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar possuem uma ligação rígida entre os eixos dianteiros e traseiros, quando o operador aciona a TDA. Com o sistema conectado, o eixo dianteiro gira com uma rotação superior ao eixo traseiro, denominada adianto cinemático.
O rendimento na barra de tração é frequentemente usado para comparar ou avaliar tratores. Entretanto, o rendimento na barra de tração é afetado pelas condições da superfície de deslocamento, pela relação de engrenagens e pela relação entre o peso e a potência do trator.
R$ 800,00