A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.
Num núcleo estável, o nêutron não decai. Um nêutron livre, ou um em um núcleo que tem muito mais nêutrons do que prótons, pode decair emitindo uma partícula beta e um neutrino. A pequena diminuição da massa atômica no decaimento é novamente a fonte de energia cinética das partículas emitidas. ...
Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.
A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.
O número atômico do núcleo muda de 106 para 104, produzindo o rutherfordio, com massa atômica 263-4 = 259. O decaimento alfa ocorre tipicamente em núcleos muito pesados, onde a repulsão eletrostática entre os prótons no núcleo é muito grande. Energia é liberada no decaimento alfa de um núcleo.
O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.
Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes. ...
Em transformações nucleares o núcleo do átomo sofre alterações, já as reações químicas ocorrem na eletrosfera do átomo. Desta forma, um átomo pode se transformar em outro átomo e, quando isso acontece, significa que ele é radioativo.
Quando dois núcleos se movem um em direção ao outro e, apesar da repulsão coulombiana, se aproximam o suficiente para que haja interação entre as partículas de um com as partículas do outro pela força nuclear, pode ocorrer uma redistribuição de núcleons e diz-se que aconteceu uma reação nuclear.
Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.
Física Nuclear é o estudo das partículas constituintes dos núcleos atômicos, como prótons e nêutrons, e das interações existentes entre elas. ... Alguns exemplos de fenômenos estudados pela Física Nuclear são decaimentos radioativos, fissões nucleares, fusões nucleares, etc.
São as partículas que constituem o interior do núcleo de um átomo, nesse caso são as partículas de carga positiva, os PRÓTONS e as partículas de carga neutra, os NÊUTRONS. A massa de um átomo é obtida através da soma dessas duas partículas nucleares.
Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons.
As partículas subatômicas refere-se a particulas minúsculas, ou seja, particulas menores que o átomo, além das esseciais, que são: prótons, nêutrons e elétrons. ... Neutrinos não possuem partículas significativas de massa e sua carga elétrica é nula. Sua formação provável é: nêutron – próton + elétron + neutrino.
As 7 partículas subatômicas mais importantes
As partículas subatômicas são: Elétrons, Prótons e Nêutrons. No núcleo existem os prótons e nêutrons, enquanto que os elétrons ficam na eletrosfera.
Resposta. As partículas subatômicas dotadas de energia positiva são denominadas prótons e aquelas dotadas de energia negativa são denominadas elétrons.
Prótons
O que é?
elétrons
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.
Um átomo é a menor unidade de qualquer elemento na tabela periódica. Mas o átomo não é a menor unidade da matéria. Experiências descobriram que cada átomo tem um núcleo minúsculo e denso, cercado por uma nuvem de elétrons ainda menores.
* Dentre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.
Os nêutrons, como o próprio nome diz, não possuem carga, são neutros. Os prótons e nêutron têm aproximadamente a mesma massa. Os elétrons possuem massa aproximadamente 2.
A matéria é comporta por átomos. As moléculas são as partículas que formam a matéria, uma molécula pode ser formada por diversos átomos, que são as menores partes de uma molécula.