Origem do modernismo e contexto histórico O movimento moderno se iniciou na primeira década do século XX, a princípio na Europa, chegando posteriormente ao Brasil por volta dos anos 20.
Movimento Modernista O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores. O início do século XX foi marcado por movimentos que transformaram a maneira de fazer arte e literatura.
A partir de 1890, o Modernismo começou a tomar forma enquanto movimento cultural. Um dos marcos fundadores foi a abertura da loja Art Nouveau, de Siegfried Bing, em Paris. A partir do nome do local, foram aparecendo algumas traduções e "modernismo" se estabeleceu como rótulo mais usado.
Significado de Modernismo Adaptação às ideias, aos comportamentos e/ou às técnicas modernas, mas ainda desconhecidas pelo uso. [Arquitetura] Literatura. Música. Pode-se referir aos movimentos literários, musicais, artísticos e/ou arquitetônicos, caracterizados pela ruptura com as tradições; arte moderna.
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. Esse movimento literário representa a ruptura com padrões e a inovação. Em Portugal, seu marco inicial deu-se em 1915 com a publicação da Revista Orpheu.
A Semana de 1922 surge deste contexto. As ideias buscavam se tornar livres dos padrões tradicionais vindos da Europa, buscavam construir uma identidade própria. Os artistas pretendiam fazer uma arte de caráter nacionalista e com maior liberdade de expressão.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.
Houve desenvolvimento de diversas áreas culturais, como pintura, escultura, poesia, literatura e música. O resultado foi que a mobilização de tantos artistas representou o marco do Modernismo no Brasil. Houve uma verdadeira revolução na cultura nacional, já que o jeito de se fazer arte restou profundamente modificado.
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
A Semana da Arte Moderna é considerada como um divisor de aguas para a cultura brasileira por ter dado início a um novo período da produção artística nacional. ... A partir da Semana de Arte Moderna houve uma espécie de "unificação de sentido" na arte nacional, com a defesa de um projeto político específico.
De 1920 a 1922, estudou na Académie Julien, em Paris. Assim, não participou da Semana de Arte Moderna de 1922, já que estava na França quando o evento ocorreu. ... Por causa desse convívio, em 1922, pintou os retratos de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, em estilo expressionista.
A Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo e não no Rio de Janeiro pois a capital paulista estava se desenvolvendo e ainda não tinha sofrido tantas influências do estrangeirismo quanto a capital carioca.