O Balaio. O Abrigo Balaio de Gato, é um projeto independente de Minas Gerais, no qual ajudamos a resgatar, providenciamos tratamento veterinário e realizamos adoções de maneira responsável a cães e gatos recolhidos das ruas da capital, Belo Horizonte.
Para mais informações, acesse os sites: Matilha Cultural e Natureza em Forma.
Quais são os principais sites para adotar animais?
PARA DOAR UM CÃO ou GATO
Caso o seu cachorro ou felino seja de raça, fale com associações de criadores. Eles poderão ser ótimos intermediadores. Procure saber sobre possíveis feiras de doações de animais na sua cidade. Abrigos não são uma opção desejável: eles costumam estar lotados de animais e possuem pouquíssimos recursos para cuidar deles.
Vá a feiras de adoção Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!
Veterinários comportamentalistas de todo mundo NÃO RECOMENDAM separar os filhotes de cães e gatos das suas respectivas mães antes de 60 DIAS DE VIDA. Animais que são separados muito cedo de suas famílias não têm a oportunidade de socializar adequadamente, nem de aprender a serem cães / gatos equilibrados.
Leite Caseiro para Gatos Recém-Nascidos
Se o gato for recém nascido, o melhor leite para ele é Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno. Um alimento que oferece toda a nutrição que o seu filhote precisa nessa fase. Contém cálcio, fósforo e é ideal para nutrir o gatinho recém-nascido; além, claro, de um sabor todo especial!
Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.
Receita #1
Adicionar Pet Milk pó em água morna, de acordo com o peso em dias do filhote. Misturar, com auxílio de colher, liquidificador ou mix, por aproximadamente 3 minutos até a diluição desejada. Pesar os filhotes, levando em consideração os dias de vida e seguir a dosagem indicada.
Substituto do leite materno para filhotes de cães
Cada gato recém-nascido deve ter sua própria mamadeira. O ideal é utilizar um sucedâneo – leite comercial que substitui o leite da mãe felina – ou leite de outra gata. Se precisar preparar o leite com antecedência, mantenha-o na geladeira a até 4 graus, e alimente o gatinho quando o líquido estiver entre 37 e 38 graus.
O filhote tendo doença ou ele diminui muito a ingestão de leite ou ele não mama. E nesse caso, é indicado levar no médico veterinário, que ele vai te ajudar a solucionar esse problema.
O leite deve ser fornecido com muito cuidado em uma seringa ou mamadeira, e com intervalos médios de três horas. Os gatos devem ser alimentados em sua posição natural, sobre quatro patas, e nunca de barriga para cima.
A capacidade estomacal de um recém nascido é um dos 50 mL/kg, geralmente um gatinho apenas absorve uns 10-20 ml por toma de leite, por isso a concentração do leite é primordial para cobrir as necessidades dos gatinhos.
Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas.
De forma simples e direta: gato filhote não pode tomar leite, seja de vaca, cabra ou de qualquer outro animal! Os gatinhos só devem tomar leite quando filhotes e ele não pode ser qualquer um, precisa ser de gata!
Logo na primeira semana, o filhote deve se alimentar com 13 ml de leite a cada 2 horas. Já na segunda semana, o recomendado é que seja 17 ml a cada 3 horas, e na terceira semana 20 ml nesse mesmo intervalo de tempo.
Ela orienta que, nos primeiros dias de vida, é importante alimentar o filhote recém-nascido a cada duas horas. “Após esse período mais crítico, pode-se ir aumentando o intervalo entre as mamadas para cada três horas, e depois, a cada quatro horas”, completa.
Mesmo o leite de vaca em pó (de caixinha) com água adicionada ou leite de vaca desnatado não são indicados para estes animais.
Em geral, não é recomendado dar leite para cães adultos. Isso porque embora o leite materno seja fundamental para a nutrição dos filhotes nos primeiros dias de vida, ele vai deixando de exercer essa função com o tempo.
Para cães:
A veterinária da Petz Juliana Cury Legname concorda e acrescenta que o leite de vaca não traz benefícios aos cães. Além disso, muitos pets são intolerantes à lactose. “O leite de vaca contém um açúcar chamado lactose que requer uma enzima chamada lactase, produzida na mucosa intestinal, para ser hidrolisado e digerido.