Em um dos graus da maçonaria Amós é homenageado, citando-se em especial a terceira visão do profeta (7:7)… ... E o Senhor me disse: Que vês tu Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.
Amós (aquele que ajuda a carregar o fardo ou nome que em hebraico significa "levar" e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou) foi um Profeta do Antigo Testamento, autor do Livro de Amós.
Os profetas maiores listados em ordem são:
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico.
Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias ("servo (ou fiel) do Senhor"), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto (apenas 21 versículos) e do seu conteúdo (material profético). ... O versículo 18 afirma que "ninguém mais restará da casa de Esaú".
Elias contou com o Anjo enviado por Deus para ser seu ouvido, dando o que ele precisava naquele momento: água e alimento. ... Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver.
Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza. ... E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã, e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horebe, ou em árabe como Jebel Muça, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Egito