A velocidade na educação física é a capacidade de produzir um movimento/deslocamento, de uma parte do corpo ou o seu todo, mas também de pensar e encontrar uma resposta para resolver determinada tarefa, no mais curto espaço de tempo.
A velocidade pode ser executada de forma cíclica ou acíclica: Velocidade cíclica: adequada a uma certa sucessão de ações motoras (ex. corrida). Velocidade acíclica : adequada a uma ação motora isolada(ex.
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de Reação, velocidade de Deslocamento e Velocidade dos Membros.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Caracterizado por esforços intensos de curta duração, seguidos por pausas e/ou movimentos menos intensos que permitem a recuperação, o voleibol exige de seus praticantes qualidades motrizes como força, velocidade, flexibilidade e resistência aeróbia (SUVOROV; GRISHIN, 1998).
As capacidades físicas que exercem influência no futebol são: força muscular, velocidade, potência, resistência (aeróbia e anaeróbia) e flexibilidade. Um bom rendimento em todas as capacidades físicas é mais importante que o desempenho excepcional em somente uma delas.
As atletas de voleibol se apresentam melhor condicionadas fisicamente, com resultados mais positivos aos testes de aptidão física (agilidade, força de resistência e explosiva), com exceção para a capacidade aeróbia, onde as atletas de handebol possuem maiores índices.
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.